15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Linfadenite cervical: mycobacterium, uma entidade possível.

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos: Tuberculose (TB) ganglionar é um diagnóstico diferencial de adenopatia cervical. A entidade deve ser contemplada no contexto do Brasil como demais micobactérias.

Objetivos

Objetivos: descrever a evolução de um paciente adulto jovem com adenopatias cervicais na medicina de família. Revisar os diagnósticos diferenciais das adenopatias cervicais e descrever a presença de resultados laboratoriais realizados.

Caso

Métodos: estudo qualitativo observacional estudo de caso.
Resultados: EGB, 35 anos, masculino, apresenta-se ao ambulatório com lindonodoadenomegalias em cadeia cervical anterior esquerda, queixando-se de desconforto local, percebido aumento nodal progressivo há um mês, sem fatores de alívio. História pregressa com ausência de patologias infecciosas e negativo para contato com tuberculose. História pessoal prática esportiva de pesca e acampamentos em matas fechadas com animais. Exame físico: corado e hidratado, em bom estado geral, aumento ganglionar cervical esquerdo N2 e N3 e N1, de consistência fibroelástica imóvel, sem sinais flogísticos locais e ausência de hepatoesplenomegalias. Solicitados hemograma: hemoglobina 13g/dL, hematócrito 36%, leucócitos 6130/mm³ (segmentados 4659, linfócitos 981, monócitos 429, eosinófilos 61), plaquetas 191.000; PCR-13mg/l, sorologias negativas para Epstein Barr vírus; citomegalovírus; toxoplasmose; HIV; VDRL; hepatites; tularemia. Ressonância com linfonodomegalias comprometendo os níveis II e III à esquerda, intensidade de sinal heterogêneo, limites mal definidos e área central de necrose. Iniciado tratamento empírico da Doença da Arranhadura do Gato com Azitromicina por sete dias, apresentando redução da linfonodoadenomegalia. Após o terceiro dia, piora do processo com eritema e área dolorosa amolecida no local. Optado por punção linfonodal direta, guiada por ultrassom. Pesquisa de Bacilo Álcool-Ácido Resistente coloração de Ziehl-Nielsen negativos. Cultura sem crescimento de microorganismo e Teste Rápido Molecular (TRM-TB) não detectado. Pesquisa de células neoplásicas negativas. Pela característica linfonodal, optado por não realização de biópsia excisional. Iniciado tratamento para mycobacterium, especificamente para TB ganglionar, que após três meses evolui com ausência local de linfonoadenomegalias.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: A TB ganglionar tem sua relevância clínica no diagnóstico das adenopatias cervicais e a busca do diagnóstico precoce reproduz a fragilidade do controle da tuberculose.

Palavras-chave

Tuberculose ganglionar; linfoadenomegalia; micobactérias.

Área

Clínica Médica

Instituições

Secretaria Municipal de Saúde - Município de Itajaí - Santa Catarina - Brasil, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Santa Catarina - Brasil

Autores

Samara Graf do Prado, Antônio Carlos Castro Gama, Mônica Borges Monte, Rafaela Silva Waltrick, Manoela Mello Borges