15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE TERATOMA MEDIASTINAL GIGANTE CURSANDO SÍNDROME DA VEIA CAVA SUPERIOR EM RORAIMA

Introdução/Fundamentos

Os teratomas são tumores benignos, na maioria das vezes, que se originam de células germinativas dos três folhetos embrionários. Em cerca de 35% dos casos localizados no mediastino são assintomáticos, e por conseguinte têm seu diagnóstico de maneira acidental. Quando sintomático, apresenta características clínicas variáveis e que quase sempre estão relacionadas com a compressão de estruturas adjacentes.

Objetivos

Relatar e discutir um caso de teratoma cístico gigante com apresentação clínica sugestiva de síndrome da veia cava superior ocorrido em hospital de referência em Roraima.

Caso

A.S.L, 33 anos, masculino, agricultor, procedente de Rorainópolis, interior do estado de Roraima. Procurou assistência em hospital de referência, na capital Boa Vista, queixando-se dor torácica à direita acompanhada de dispnéia aos médios esforços, disfagia para sólidos e vertigem ortostática. Relata perda ponderal e piora progressiva dos sintomas nos últimos 4 meses. Com a hipótese de síndrome da veia cava superior, foi internado e iniciou-se uma investigação clínico-radiológica. A tomografia computadorizada do tórax evidenciou massa em mediastino anterior medindo 1.506 cm³, se estendendo à direita com atelectasia pulmonar ipsilateral, compressão de veia cava superior, artéria pulmonar, brônquio fonte e átrio direitos. Foi submetido à toracotomia bilateral eletiva com excisão tumoral completa e análise histopatológica do material cirúrgico, o qual posteriormente confirmou o diagnóstico de teratoma cístico maduro. No pós-operatório, recebeu cuidados clínicos sucedido de alta hospitalar com resolução do quadro e acompanhamento ambulatorial no serviço de Pneumologia.

Conclusões/Considerações finais

O teratoma acomete mais frequentemente os jovens, embora sua ocorrência seja rara. A cirurgia é indicada tanto no contexto diagnóstico quanto nas possíveis complicações do quadro, e segundo muitos autores a ressecção do tumor têm mostrado excelentes resultados. Há que se ressaltar ainda a importância da investigação clínica, ora através de sintomas sugestivos da compressão de estruturas intratorácicas ou mesmo de opacidade volumosa ao raio-x, o que em última análise constitui o eixo fundamental antes do diagnóstico histopatológico.

Palavras-chave

Teratoma gigante, Relato de caso, Síndrome da veia cava superior, Roraima.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Roraima - Roraima - Brasil

Autores

Evilásio Félix Bié Filho, Plácido Fernandes Magalhães Neto, Mina Nurani Bié