15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Atividade anti-inflamatória tópica do óleo essencial extraído de espécimes fêmeas de Baccharis dracunculifolia L. (Asteraceae) em modelos de inflamação de pele

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: No cenário das comorbidades dermatológicas, as plantas medicinais são uma possibilidade de um tratamento alternativo ou coadjuvante. A espécie Baccharis dracunculifolia L., popularmente conhecida como Alecrim-do-Campo, é uma importante fonte de óleos essenciais, pouco estudada para o tratamento de doenças inflamatórias.

Objetivos

Objetivos: Analisar a segurança desse modo de uso da Baccharis dracunculifolia L. de espécime fêmea (BDF) e realizar a validação científica das suas propriedades terapêuticas em doenças de pele.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Os experimentos foram em camundongos Swiss fêmeas. O processo do edema foi induzido pela aplicação tópica de 2,5μg de 12-O-tetradecanoylphorbol-acetate (TPA), um agente inflamatório, na orelha direita de camundongos. O BDF, diluído em acetona nas doses (0,1; 0,3 e 1,0 mg/orelha), e a dexametasona (0,1 mg/orelha - controle positivo) foram aplicados logo após a aplicação do TPA. A variação da espessura da orelha foi avaliada 6h após a aplicação do agente flogístico e foram coletadas amostras das orelhas dos camundongos (6mm) para posteriores análises, 24h após a administração de TPA. A atividade enzimática da mieloperoxidase (MPO) foi determinada colorimetricamente usando leitor de placas com leitura da absorbância realizada a 630 nm. Os dados foram avaliados pela análise de variância (ANOVA), seguida dos testes de múltipla comparação de Bonferroni. Valores de P<0,05 foram considerados como significativos. Os cálculos foram realizados utilizando o Software estatístico GraphPad Prism version 5.00.

Resultados

Resultados: Na avaliação da espessura das orelhas após 6h, a formação de edema foi reduzida no grupo tratado com 1,0 mg/orelha de BDF, em comparação ao grupo controle. Após 24h, essa redução foi ainda mais expressiva, aproximando-se mais ao resultado obtido no grupo controle positivo. As outras doses de BDF (0,1 e 0,3 mg/orelha) não foram capazes de reduzir a formação do edema em 6h com significância estatística. Ao avaliar a MPO, verificou-se redução estatisticamente significativa de sua atividade apenas nos grupo Dexametasona e Naive, quando comparados ao grupo controle. O grupo de BDF 1,0mg, todavia, apresentou um aumento significativo da atividade enzimática, resultado que será confirmado em experimentos futuros.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: O BDF, portanto, apresentou resultados positivos, porém ainda são necessários estudos de seus efeitos em outros modelos.

Palavras-chave

Dermatite, fitoterápicos, baccharis, óleo essencial

Área

Clínica Médica

Autores

Michely Mika Hirota, Fernanda Yuki Ito, Mariana Rie Hayashida, Michel Fleith Otuki , Margareth Mello Brandenburg, Daniela Almeida Cabrini