15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Retinopatia de Purtscher-like associada a pancreatite aguda

Introdução/Fundamentos

Introdução: Retinopatia de Purtscher-like é caracterizada como uma baixa súbita da visão associada a manchas esbranquiçadas e hemorragias no polo posterior de ambos os olhos. O mecanismo exato ainda não é claro, mas tem sido descrita em uma variedade de desordens sistêmicas, incluindo pancreatite aguda, insuficiência renal, gravidez, lúpus eritematoso, síndrome de embolia gordurosa, entre outras, sendo um achado raro, com prevalência estimada de 0,24 casos por milhão de habitantes.

Objetivos

Objetivo: Relatar caso de paciente com retinopatia de Purtscher-Like associada a pancreatite aguda.

Caso

Caso: Paciente feminina, 23 anos, admitida no pronto-socorro com quadro de dor em andar superior do abdome associada a vômitos. Relacionava também diminuição da acuidade visual (visão embaçada) bilateralmente após o início do quadro. História de uso de entorpecentes e abuso de álcool. Ao exame físico paciente apresentava-se normotensa, taquicárdica e taquipneica, apresentando dor a palpação de todo abdome, mais intensa em quadrante superior esquerdo, mas sem sinais de peritonite. Exames laboratoriais evidenciaram aumento importante de amilase e lípase, leucocitose e elevação de proteína C reativa. À avaliação oftalmológica, paciente apresentava diminuição da acuidade visual e fundo de olho com múltiplas manchas algodonosas dispostas em polo posterior. Exames de imagem não evidenciaram sinais de colelitíase, tampouco coleções ou necrose pancreática.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A paciente em questão teve diagnóstico de pancreatite aguda de origem alcoólica, associada a retinopatia de Purtshcer-like, achado bastante raro. A retinopatia de Purtscher-like é caracterizada pela perda visual e alterações retinianas sugestivas de retinopatia de Purtscher, porém sem história de trauma prévio. Sua fisiopatologia ainda é controversa, sendo a mais aceita a relacionada a êmbolos imunológicos formados a partir da ativação de uma resposta inflamatória pela pancreatite. Não há tratamento específico definido, o uso de corticoides sistêmicos é empírico e controverso. O prognóstico visual é variado, com recuperação completa da visão em 50% dos casos, porém quando há acometimento da papila ou da arcada foveolar macular a diminuição da acuidade visual é permanente.

Palavras-chave

Palavras chave: Retinopatia; Síndrome de Purtscher-like; Pancreatite.

Área

Clínica Médica

Autores

Luiza Trevisan Reolon, Izabella Zgoda, Thayrine Anissa Martinazo, Jackson Vinícius de Lima Bertuol, Abenor Moreira Minaré Filho