15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Números progressivos de testes para Sífilis no Rio Grande do Sul: uma análise temporal entre 2008 e 2018.

Fundamentação/Introdução

A sífilis, uma importante patologia causada pela bactéria Treponema pallidum, caso de notificação compulsória se em gestante, adquirida ou congênita, sempre foi alvo de campanhas para sua prevenção e proteção, com métodos oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde. Contudo, mesmo com queda substancial na incidência de casos após a descoberta de um tratamento eficaz e eficiente, a penicilina, o aumento paulatino atual da realização dos exames para seu diagnóstico mostra sinais que a patologia torna a assombrar a sociedade.

Objetivos

Este trabalho tem como objetivo analisar a progressão do número de exames diagnósticos de sífilis no estado do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 2008 a 2018.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal quantitativo, baseado em dados secundários, obtidos através da ferramenta do DataSUS, tabulados em TabNet, disponível no sistema do Ministério da Saúde.

Resultados

Observa-se, aqui, número constantemente progressivo, sem apresentar uma taxa linear de crescimento, a exemplo do aumento de cerca de 26.000 procedimentos entre os dois primeiros anos estudados, e 8.732 entre os dois anos subsequentes. É observado aumento de maior intensidade entre o biênio 2017-2018, com um número expressivo de 138.883 exames. Além disso, é importante lembrar que, possivelmente, alguns municípios do estado não forneceram de forma fidedigna seus dados sobre o número de procedimentos realizados para tal diagnóstico, podendo acarretar em subestimar tal número.

Conclusões/Considerações finais

Conclui-se que, com a inserção das mais diversas ferramentas em vários níveis da atenção, principalmente promoção da saúde, para os jovens, em nível primário, como campanhas pela internet iniciadas no último ano (“Teste, Trate e Cure”), a conscientização da população, sua importância e sua taxa de procedimentos revela níveis de elevação gradual, objetivando continuação das medidas em uso, além de novas cada vez mais incisivas para seu controle.

Palavras-chave

Sífilis. Diagnóstico. Treponema pallidum.

Área

Clínica Médica

Autores

Patrícia Menegusso Pires, Raphael Goveia Rodeghiero, Anna Caroline de Tunes Silva Azevedo