15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DA CLINICA MÉDICA NA COORDENAÇÃO DO CUIDADO DAS FERIDAS EXTENSAS INFECTADAS JUNTO A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Introdução/Fundamentos

O tratamento de feridas extensas infectadas constitui um grande desafio para a clínica médica, sendo essencial um trabalho de excelência executado por equipe multidisciplinar.

Objetivos

Salientar a importância da clínica médica coordenando o apoio do cuidado multidisciplinar em feridas extensas infectadas em ambiente hospitalar.

Caso

Paciente masculino, JSR, 32 anos, tetraplegia causada por projétil de arma de fogo há 14 anos, apresenta úlcera isquiática direita profunda recidivada, grau IV e com infecção associada, internado aos cuidados da clínica médica, iniciando-se antibioticoterapia venosa e cuidados específicos locais, conforme discussão com a Comissão de Infecção Hospitalar e Comissão de Integridade Cutânea. Submetido a Tomografia Computadorizada e avaliação ortopédica, com diagnóstico de osteomielite crônica recidivada associada a fístula cutânea, sendo indicada oxigenioterapia hiperbárica como coadjuvante ao tratamento medicamentoso, bem como fora avaliado por equipe de cirurgia plástica que indicou tratamento cirúrgico após termino do tratamento clínico. Após 20 sessões de oxigenioterapia hiperbárica que resultou em diminuição significativa da extensão da lesão em profundidade e largura e término do ciclo de antibioticoterapia de 28 dias, paciente foi, então submetido a remoção da bursa cicatricial, rebaixamento da proeminência óssea e reconstrução com retalho miocutâneo de glúteo máximo. No terceiro dia de pós-operatório paciente recebe alta hospitalar da equipe multidisciplinar para dar seguimento ao seu tratamento a nível ambulatorial devido a boa evolução, o que possibilitou uma curta permanência em unidade fechada no período pós operatório. No trigésimo oitavo dia de pós-operatório em consulta ambulatorial paciente receba alta da equipe de cirurgia plástica, tendo atingido o objetivo final do tratamento com cura do processo infeccioso em curto espaço de tempo, associado ainda a um resultado estético satisfatório.

Conclusões/Considerações finais

A pouca integração entre as diversas especialidades envolvidas no cuidado das feridas extensas infectadas é uma das maiores dificuldades citadas em estudos científicos, o que comprova a importância da clínica médica coordenando o apoio do cuidado multidisciplinar, garantindo e acelerando a resolutividade desses casos.

Palavras-chave

CLÍNICA MEDICA
MULTIDISCIPLINAR
CUIDADO
FERIDA EXTENSA INFECTADA
RESOLUTIVIDADE

Área

Clínica Médica

Instituições

GRUPO CEMERU SAÚDE - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

PATRICIA SODRÉ DE OLIVEIRA, MILENA TAUIL AUAD, FLAVIA SILVA DE SOUZA, LARISSA DUTRA MARTINS, PEDRO LEONARDO SANCHES FAVERET, LEILIAN FERREIRA DA SILVA