15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DISCINESIA DE CORDAS VOCAIS: DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE ASMA

Introdução/Fundamentos

A discinesia das cordas vocais (DCV) caracteriza-se pela adução anormal intermitente das pregas vocais, levando à limitação do fluxo aéreo ao nível da laringe, na ausência de doença orgânica local, sendo precipitada por fatores psicogênicos. Pode ocorrer isoladamente ou em associação com a asma. A fisiopatologia é complexa e pouco compreendida. Ocorre em uma ampla faixa etária, mais comumente em mulheres. O diagnóstico de forma frequente é atrasado e leva a tratamentos desnecessários (intubação, traqueostomia e altas doses de esteroides).

Objetivos

Relatar um caso de discinesia de cordas vocais considerando como diagnóstico diferencial a asma. Assim como, destacar o impacto do diagnóstico precoce tanto no prognóstico do paciente, quanto na redução de custos desnecessários.

Caso

GCDS, 37 anos, sexo feminino. Paciente possui anemia falciforme e história pregressa de asma na infância. Iniciou acompanhamento na Pneumologia em 2014 devido queixa de dispneia. Nesse mesmo ano iniciou uso de formoterol/budesonida 12/400 mcg e salbutamol, se necessário. Apesar disso, houve apenas melhora parcial dos sintomas. Em 2015, teste de espirometria revelou distúrbio ventilatório restritivo leve, sem resposta significativa a broncodilatador (BD). Submetida a teste de broncoprovocação em 2016, no qual evidenciou ausência de distúrbio obstrutivo. Ao longo de 2017, evoluiu com 4 internações, sendo dispneia e dor torácica as causas de todos os episódios. O tratamento com hidratação e dipirona levou a melhora momentânea do quadro clínico. A hipótese diagnóstica de DCV foi, então, levantada sendo prescrito sertralina 50mg e cessado o tratamento para a asma. Em 2018, foi realizado acompanhamento, apresentando uma boa evolução e ausência de novas intercorrências.

Conclusões/Considerações finais

Trata-se de um caso de DCV, caracterizado por fechamento paradoxal e intermitente das cordas vocais. Seu principal diagnóstico diferencial consiste na asma, o que acarreta um atraso na identificação da doença e aumento no custo financeiro do tratamento, pois não respondem a broncodilatadores ou corticoides. Portanto, faz-se necessário alertar para a importância do seu diagnóstico, evitando-se a administração de terapêutica anti-asmática de forma desnecessária, que além de produzir no paciente efeitos indesejados, não resulta em melhora clínica.

Palavras-chave

Discinesia das cordas vocais; Asma; Diagnóstico diferencial.

Área

Clínica Médica

Autores

Matheus Reis de Oliveira, Mariana Gonçalves Leal de Oliveira, Juliana Gonçalves Leal de Oliveira, Larissa Dummer Saebel, Camyla Véras Lira, Ricardo de Amorin Corrêa