15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Principais Resultados Sobre o Real Efeito da Liraglutida Na Redução Dos Preditores De Riscos Cardiovasculares: Revisão Sistemática da Utilidade Clínica

Fundamentação/Introdução

Introdução: A obesidade retrata uma doença multifatorial e apresenta grave problema de saúde pública, com caráter epidêmico alarmante. Há cerca de dois bilhões de pessoas com sobrepeso e obesidade no mundo, e o Brasil encontra-se em quinto lugar no ranking mundial. Este cenário demanda preocupação, visto que o excesso de peso promove um aumento da mortalidade relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiorrespiratórias e metabólicas. A Liraglutida (LG) é um análogo do hormônio GLP-1. As incretinas são hormônios secretados por meio das células endócrinas que se localizam no epitélio do intestino delgado e consegue controlar os níveis glicêmicos e diminuir o peso para o tratamento da obesidade.

Objetivos

Objetivo: Avaliou por meio de uma revisão sistemática resultados clínicos importantes sobre o real efeito da Liraglutida na redução dos preditores de riscos cardiovasculares, em pacientes portadores ou não de Diabetes, bem como a avaliação da sobrevida dos pacientes.

Delineamento e Métodos

Metodologia: Seguiu os critérios de busca literária com o uso dos MeSH Terms citados no item "Estratégias de busca". Foram revisados 68 estudos clínicos e revisões que foram submetidos à análise de elegibilidade e, após isso, foram selecionados 19 estudos, seguindo as regras da revisão sistemática - PRISMA.

Resultados

Resultados: A LG é um agonista do receptor do GLP-1 que tem sido usado com sucesso no tratamento do diabetes tipo 2 por vários anos. Concluiu-se que a perda de peso em obesos não portadores de diabetes foi razoável, tendo grande incidência de náuseas no grupo submetido ao tratamento. A perda de peso está associada a uma melhora na Qualidade de Vida, e quando comparada por idade e obesidade. O mecanismo subjacente pode ser o controle glicêmico melhorado, o que leva à redução da expressão de apoCIII, um regulador chave da hipertrigliceridemia em pacientes hiperglicêmicos.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Os estudos clínicos mostraram que tratamento de 12 meses com LG em complemento à terapia hipoglicêmica em curso melhora significativamente todos os principais fatores de risco de DCV e reduz o risco cardiometabólico, conforme mostrado pelos valores do índice de gordura visceral.

Palavras-chave

Droga Anti-obesidade. Liraglutida. Risco Cardiovascular. Diabetes. Sobrevida. Importância clínica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Uniube - Minas Gerais - Brasil

Autores

Oswaldo Andrade Cunha Neto , Alfredo Pinheiro Neto, Maria Paula Gouveia Bernardes, João Lucas Pereira Rodrigues, Pedro Mansera Frederico, Victoria Beatriz da Silva Vitorino