15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: ABORDAGEM DO PACIENTE COM DOENÇA DE POTT E SUAS COMPLICAÇÕES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE ITAJAÍ-SC

Introdução/Fundamentos

A tuberculose é uma das principais doenças infecciosas de acometimento mundial, a forma esquelética pode corresponder a 3% do número total de casos, sendo 50% devido à tuberculose vertebral. As complicações neurológicas associadas a esta forma da tuberculose são responsáveis pela alta morbidade desta doença. A tuberculose vertebral, também é denominada doença de Pott, o local mais acometido é a coluna torácica, seguida da coluna lombossacral e cervical.

Objetivos

Relatar Doença de Pott e suas complicações.

Caso

Feminina, 30 anos, admitida com quadro de dor abdominal difusa há 15 dias, associado a vômito e febre. Relata tratamento para infecção do trato urinário com antibiótico não especificado. Antecedente soro positivo há 12 anos sem tratamento clínico. Exame físico: Glasgow 15, ventilação espontânea, hemodinamicamente estável, taquicárdica e febril, abdome tenso e dor difusa à palpação. Tomografia computadorizada (TC) abdome 23/05/19: hepatoesplenomegalia leve, associada a múltiplas formações e hipodensas difusas no parênquima esplênico e linfonodomegalias retroperitoniais, aglomeradas, com centros necróticos, sendo considerada a hipótese de doença linfoproliferativa. Notou-se a presença de linfonodomegalias adjacentes ao hilo hepático e pélvica à direita. Pequena quantidade de líquido livre na pelve. Formação hipodensa no lobo direito do fígado, adjacente à fissura falciforme, inespecífica. Ectasia da veia esplênica e da veia porta, provavelmente relacionada a hiperfluxo. Espessamento parietal difuso da vesícula biliar, provável caráter reacional. TC de pelve 28/05/19: Lesão osteolítica do corpo vertebral de L4 com extensão para partes moles e invasão do músculo íliopsoas adjacente. A mesma apresenta piora clínica, choque séptico, prescrito tazocin+rifampicina+isoniazida+pirazinamida+etambutol+dexametasona para tratamento de tuberculose disseminada (pulmonar+vertebral+encefalite). Após piora clínica e hemodinâmica evolui com disfunção múltipla orgânica, parada cardiorrespiratória óbito constatado após 9 dias de internação.

Conclusões/Considerações finais

Devido ao número elevado de tuberculose nos dias atuais em pacientes imunodeprimidos (AIDS, transplantes, uso de imunodepressores e quimioterapia), fica cada dia mais comum o surgimento de formas extrapulmonares desta doença. Mal de Pott e abcesso de psoas devem estar presentes no diagnóstico diferencial de pacientes com dor lombar crônica, acompanhada de febre e síndrome consultiva.

Palavras-chave

Doença de Pott, tuberculose, linfonodomegalias

Área

Clínica Médica

Instituições

univali - Santa Catarina - Brasil

Autores

Verônica Camila Lazzarotto, Charles Albani Dadam Junior, Paulo Sergio Dal-Ry Filho, Vinicius Henrique Nazar, Janaina Nardelli, Marcos da Costa Melo Silva