15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Desafios diagnósticos da Doença Celíaca: revisão de literatura e relato de casos.

Introdução/Fundamentos

A Doença Celíaca (DC) é uma afecção sistêmica e autoimune que afeta indivíduos geneticamente predispostos de todas as idades, na qual o glúten faz lesão direta das vilosidades intestinais, com sintomas característicos de diarreia e distensão abdominal. Entretanto, mais da metade dos adultos diagnosticados com essa doença não apresentam sintomas gastrointestinais e muitas vezes são as manifestações extra intestinais que podem levar o clínico a suspeição deste quadro.

Objetivos

O objetivo desse artigo é relatar casos que foram diagnosticados através de manifestações extra intestinais relacionadas com a Doença Celíaca (alteração de enzimas hepáticas, déficit de crescimento, depressão, dermatite herpetiforme, infertilidade), além da concomitância com outras doenças autoimunes, histórico familiar, e grupos que fogem a epidemiologia clássica da DC. O propósito é que, dando atenção a esses casos, ocorra o estímulo a inclusão da pesquisa dos anticorpos antitransglutaminase tecidual (anti-tTG) na rotina do clínico.

Caso

Os casos relatados referem-se a pacientes da rotina diária de um consultório de gastroenterologia. São pacientes de idades variadas, incluindo criança com déficit de crescimento, mulher em idade adulta com múltiplos abortos e infertilidade, familiares assintomáticos de primeiro grau diagnosticados por exame de rotina, e idosos com sintomas por mais de 30 anos e tratados como transtorno intestinal funcional.

Conclusões/Considerações finais

Tendo em vista o substancial aumento na prevalência mundial de casos de DC e que sua apresentação clássica não é a mais frequente, torna-se essencial o reconhecimento dos sintomas típicos e manifestações atípicas como as que são ilustradas pelos casos apresentados. O seu diagnóstico precoce e a rápida instituição da dieta, levam a uma melhora na qualidade de vida do paciente, e a prevenção de futuras complicações.

Palavras-chave

Doença Celíaca. Enteropatia Glúten Induzida. Manifestações Extra Intestinais. Doença Autoimune.

Área

Clínica Médica

Autores

Julia Schemberger Acras, Mariana Rothermel Valderrama, Rafael Nastás Acras