15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Repigmentação no vitiligo após uso concomitante de tofacitinibe e fototerapia com ultravioleta A

Introdução/Fundamentos

O vitiligo é uma doença caracterizada pela alteração circunscrita acrômica da cor da pele. As lesões formam-se devido à uma diminuição ou ausência de melanócitos no local das lesões. Há uma coletânea de hipóteses fisiopatológicas para o modelo de doença do Vitiligo, entretanto, fenômenos autoimunes estão associados à doença. Além disso, estresses emocionais podem estar entre os fatores desencadeantes ou agravantes da doença. O diagnóstico do vitiligo é essencialmente clínico. O tratamento visa cessar o aumento das lesões (estabilização do quadro) e também a repigmentação da pele. A primeira linha de tratamento inclui corticoides tópicos e imunomoduladores tópicos para o vitiligo segmentar e fototerapia com radiação ultravioleta B de banda estreita (UVB-nb) combinado à terapias tópicas para vitiligo não-segmentar. No entanto, há dados promissores na literatura acerca do Tofacitinibe, inibidor da Janus Kinase, associado à fototerapia com ultravioleta A (PUVA) como alternativa viável de tratamento.

Objetivos

Relatar um caso de repigmentação de pele em paciente com vitiligo após tratamento com Tofacitinibe e fototerapia com ultravioleta A (PUVA).

Caso

Acompanhamento de paciente de 22 anos com lesões de vitiligo com início aos 6 anos, acometendo membros superiores, membros inferiores, abdômen e costas. Apresentou falha ao tratamento com pomadas que estimulam a produção de melanina, corticoides tópicos, tacrolima (imunossupressor), PUVA e UVB-nb. Relata uma piora significativa das lesões depois da terapia PUVA isolada.
Ao ser diagnosticada com artrite psoriática, aos 22 anos, iniciou tratamento com metrotexato. O metotrexato por ter ocasionado muitos efeitos colaterais, foi modificado pelo Tofacitinibe. Após o tratamento com Tofacitinibe associado ao PUVA houve regressão no aspecto das manchas, com repigmentação significativa em membros superiores, inferiores, abdômen e costas.

Conclusões/Considerações finais

O tratamento do vitiligo deve ser individualizado conforme as características de cada paciente. Este caso sugere, em concordância com a literatura, que o Tofacitinibe associado ao PUVA pode ser uma alternativa eficaz no tratamento do Vitiligo.

Palavras-chave

Imunobiológico; Reumatologia; Dermatologia

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Fernanda Royer Lee, Faissal Nemer Hajar, Giovanni Schiavinatto Capellari, Letícia Eduarda de Arruda Prado, Letícia Chaffin Barbosa Peruffo, Valderilio Feijó Azevedo