15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Hidradenite Supurativa em paciente do sexo masculino com histórico de Acne Conglobata: Relato de caso

Introdução/Fundamentos

A hidradenite supurativa (HS) é uma doença inflamatória crônica rara no sexo masculino, com etiologia ainda pouco compreendida, caracterizada por lesões nodulares recidivantes e dolorosas, que podem evoluir a abscessos, fístulas e desarranjo estrutural da pele (classificação de Hurley em 3 estágios). Tabagismo e obesidade são fatores de risco documentados e as regiões mais comumente afetadas acompanham a maior quantidade de glândulas apócrinas: axilas, nádegas, região inguinal, pubiana e perineal.

Objetivos

Relatar um caso de Hidradenite Supurativa em paciente adulto do sexo masculino.

Caso

Paciente masculino, 39 anos, tabagista (21,6 anos-maço), com histórico de acne conglobata não tratada na adolescência, refere aparecimento frequente de lesão nodular dolorosa, única, em região interglútea, há oito anos, acompanhada de edema e rubor, que involuía espontaneamente. Há um ano iniciou acompanhamento com infectologista devido à progressão do quadro, com lesões múltiplas, endurecidas, purulentas, de aspecto supurativo e sanguinolentas à drenagem em regiões interglútea, perineal e escrotal. A biópsia sugeriu cistos epidérmicos acompanhados de inflamação linfoplasmocitária difusa superficial e profunda, além de destruição folicular significativa com reações focais disseminadas. Iniciou-se antibioticoterapia (ATB) com ciprofloxacino e clindamicina, sem melhora significativa. Foi realizada substituição da ATB por meropenem e vancomicina e solicitada avaliação cirúrgica. Ultrassonografia de partes moles em região glútea exibiu espessamento de pele e tecido subcutâneo, com áreas hipoecóicas pouco definidas, sugestivas de processo inflamatório/infeccioso. Sem evolução satisfatória, equipe cirúrgica procedeu ressecção total com enxertia nas regiões glútea e perineal, além de retalho de Cingapura em região escrotal. Houve complicações relacionadas à síndrome de Fournier, com consequente hepatite transinfecciosa e choque séptico que, com manejo adequado, foram eficazmente revertidas.

Conclusões/Considerações finais

A apresentação clínico-laboratorial do paciente sugere um caso complicado, de difícil diagnóstico, de HS no sexo masculino, sem sucesso no tratamento clínico (estágio 3 de Hurley), em que foi necessária a ressecção cirúrgica radical com procedimentos reconstrutivos. A abordagem foi considerada com bom resultado, evidenciado pelo acompanhamento ambulatorial, que deverá ser mantido a fim de identificar possível recorrência.

Palavras-chave

Hidradenite Supurativa; Foliculite; Acne conglobata.

Área

Clínica Médica

Instituições

UFGD - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

Heitor Contato Poliseli, Iury Venâncio Pinheiro, Afonso Alves, Daniel Gallina Martins Abrahão, Aline Soares Miziara Luiz