15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SARCOMA DE EWING EM ADULTO JOVEM: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA

Introdução/Fundamentos

INTRODUÇÃO/FUNDAMENTOS: A família de Tumores de Ewing compreende um espectro de neoplasias de células neuroectodérmicas primitivas, que são células embrionárias que migram da crista neural e atingem principalmente tecidos ósseos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o seu diagnóstico é mais frequente entre na 2a década de vida (64%), seguido da 1a década (27%) e somente 9% acima desta idade. . O diagnostico precoce é fundamental, já que um diagnostico tardio implica na maior parte das vezes em doença metastática. A taxa de sobrevida em cinco anos segundo os dados é de 75% na doença localizada e cerca de 33% em pacientes metastático (DELANEY et al. 2012).

Objetivos

OBJETIVOS: o enfoque deste trabalho é identificar fatores determinantes na protelação do diagnóstico em um caso de Sarcoma de Ewing, em uma puérpera adulta jovem.

Caso

CASO: Assim sendo, primeiramente, realizou-se um levantamento bibliográfico em bases de dados (Medline, Up to Date), em materiais impressos de organizações e instituições (INCA, dentre outras) interessadas no tema, tendo em vista respaldar cientificamente o estudo. Para desenvolver o estudo, foi feito uma pesquisa descritiva exploratória do tipo Relato de Caso explicitando o itinerário percorrido com o paciente, a saber: paciente do sexo feminino, 29 anos de idade, deu entrada no serviço puérpera, com historia de dor em região pélvica desde o quarto mês de gestação. Relato de aparecimento de massa palpável em região vulvar no puerpério. Realizou biopsia, evidenciando uma neoplasia maligna indiferenciada. Foi indicada pesquisa imunohistoquímica que apresentou reatividade de anticorpo para CD99, FLI-1 e Vimentina, sugestivo de Sarcoma de Ewing, então foi iniciado quimioterapia paliativa com ciclos alternados a cada 21 dias de IE (ifosfamida + Etoposidio) e VAC (vincristina + doxorrubicina + Ciclofosfamida). Paciente apresentou melhora de qualidade de vida e sintomas com o inicio do tratamento porém o prognóstico continua reservado por se tratar de uma doença avançada.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse Caso Clínico ressalta e alerta para os fatores que postergaram o diagnóstico precoce, tais como: a idade, pois este tumor se encontra, em indivíduos mais jovens e a gravidez que também pode causar dor pélvica. E, ainda, evidencia a importância do diagnóstico precoce do Tumor de Ewing, como condição para se alcançar melhor prognóstico da patologia.

Palavras-chave

PALAVRAS-CHAVE: SARCOMA DE EWING; DIAGNÓSTICO PRECOCE; MELHOR PROGNÓSTICO; ONCOLOGIA

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Iguaçu (UNIG) - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Felippe Gomes Forte, Diego Gomes Forte, Paula Alfradique Carpi