15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: ANÁLISE PELA ESCALA DE DESEMPENHO DE KARNOFSKY EM HOSPITAL DA REGIÃO AMAZÔNICA

Fundamentação/Introdução

Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica causada por uma alteração cardíaca estrutural e/ou funcional, resultando em débito cardíaco reduzido e/ou pressão intracardíaca elevada em repouso ou durante estresse. Por ser considerada a via final comum de todas as doenças do coração, seu diagnóstico, por vezes, pode causar grande impacto emocional no paciente uma vez que, além da queda da funcionalidade do indivíduo, ela possui um alto índice de morbidade e mortalidade.

Objetivos

Objetivos: Analisar o perfil sociodemográfico, clínico e o grau de funcionalidade e desempenho físico dos portadores de IC.

Delineamento e Métodos

Métodos: A pesquisa caracteriza-se como transversal, não controlado e com abordagem quantitativa e qualitativa. A população de estudo constituiu-se de pacientes internados no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) na cidade de Macapá - Amapá. Foi utilizado a Escala de desempenho de Karnofsky, validada para avaliação da performance física dos pacientes, um questionário sociodemográfico e um clínico, elaborados de acordo com as necessidades da pesquisa.

Resultados

Resultados: Foi possível concluir que existem vários fatores inerentes ao comprometimento da funcionalidade nos portadores da IC, sendo alguns deles: o baixo nível educacional, social, os agravantes da doença que podem repercutir de forma negativa na qualidade de vida. Quanto maior o grau de classificação da New York Heart Association (NYHA) desse paciente, maior foi o prejuízo na funcionalidade, sendo que nesse estudo apenas 5% dos doentes necessitam de cuidados mínimos. A grande maioria é incapaz de trabalhar, e muitas vezes são inaptos para realizar afazeres diários como os de autocuidado necessitando de cuidados gerais e específicos com frequência, o que demonstra que a IC é uma doença altamente incapacitante e com alto custo social.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Sendo assim, o que mais é evidenciado é a forte limitação funcional, social e laboral que a doença causa, incapacitando muitas vezes o paciente e, principalmente, segregando-o. Demonstrando assim a importância da continuidade da pesquisa e de novos estudos, para avaliar outros fatores que possam estar relacionados à funcionalidade, e prover um melhor acompanhamento aos portadores dessa grave doença.

Palavras-chave

Insuficiência Cardíaca, Funcionalidade, Escala Karnofsky

Área

Clínica Médica

Autores

Victor Froes Gomes Santos, Cleiton Maia Almeida, Vanessa Santos Moreira, Terezinha Alecrim Barbosa, Bráulio Érison França Santos