15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relação entre a dor, o estado de humor e o transtorno depressivo em pacientes com dor crônica de um município da Grande Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Fundamentação/Introdução

Entender o impacto da dor crônica no cotidiano de um paciente é de extrema importância. Seus efeitos no âmbito psicológico acarretam em diversas consequências, principalmente no que tange a capacidade de um indivíduo conviver em sociedade, intimamente se relacionando com os estados de humor, bem como influenciando em seu comportamento, afeto e emoções.

Objetivos

Avaliar a correlação da dor crônica com alterações do estado de humor e o transtorno depressivo.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo transversal realizado em um ambulatório médico de especialidades e uma clínica de fisioterapia em uma universidade particular da região da Grande Florianópolis. Foram incluídos 49 pacientes com dor crônica por mais de 3 meses, de ambos os sexos e maiores de 18 anos. Os pacientes responderam aos instrumentos validados Brief Pain Inventor (BPI), Escala de Humor de Brunel (BRUMS) e Patients Health Questionnary (PHQ-9), além de um questionário sociodemográfico desenvolvidos pelos autores. A análise estatística foi realizada no programa Statical Package for the School Sciences (SPSS 18.0), para avaliar a frequência simples e relativa, média e desvio padrão, além da correlação de Pearson (p<0,05).

Resultados

A maioria dos pacientes era do sexo feminino (73,5%); com idade superior a 40 anos (79.6%) e possuíam dor crônica há 12 ou mais meses (75,5%). A correlação foi positiva entre os domínios Interferência e Intensidade da Dor (BPI) (p>0,01) com as alterações emocionais (BRUMS) (p<0,05) e com o transtorno depressivo (PHQ-9) (p>0,01).

Conclusões/Considerações finais

Pacientes com dor crônica apresentam um prejuízo nas atividades diárias, além de um maior nível de dor. A população estudada também demonstrou importantes alterações nos estados de humor e maior prevalência de sintomas depressivos.

Palavras-chave

Dor Crônica; Alterações de Humor; Transtorno Depressivo.

Área

Clínica Médica

Autores

Fernando Dalmina, Giovana Grunewald Vietta, Augusto Barbosa Fronza, taes yago godinho peixoto, Elayne Pereira