15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Tricoleucemia: relato de caso

Introdução/Fundamentos

A leucemia de células pilosas representa uma doença linfoproliferativa crônica rara, mais frequente na população masculina com idade aproximada de 55 anos. O quadro clínico resulta da infiltração da medula óssea, observando-se, então, pancitopenia, esplenomegalia e susceptibilidade a infecções. O diagnóstico é realizado através de mielograma e hemograma, sendo necessária a confirmação por meio de imunofenotipagem e citometria de fluxo.

Objetivos

Definir e relatar caso raro de tricoleucemia, explorando esse diagnóstico diferencial de doenças linfoproliferativas.

Caso

Masculino, 35 anos e previamente hígido, chega ao pronto atendimento com histórico de queda de moto há 15 dias com escoriações em membro inferior esquerdo e infecção da lesão, chegou a ficar hospitalizado em outra instituição para tratamento. Na internação evidenciou-se anemia, recebeu 2 CHADS e ganhou alta com orientação de realizar investigação da anemia via ambulatorial. Após alta evoluiu com quadro de palidez associado a dor intensa perianal procurou então atendimento no pronto socorro. Foi diagnosticado com fissura anal, porém nos exames laboratoriais apresentou pancitopenia importante, Hb 8,38, Leucócitos de 955, plaquetas 30500 sendo internado para investigação. Foi solicidado USG abdominal sendo evidenciado esplenomegalia. Realizado sorologia para HIV, Hepatite B , Hepatite C, Toxoplasmose IgM e CMV IgM e todas foram negativas. Foi dosado também ácido fólico e vitamina B12 que foram adequados e a ferritina que obteve uma alta dosagem 1388. Então, foi solicitado uma biópsia de medula a qual o resultado foi infiltração medular por proliferação atípica, sugerindo tricoleucemia.

Conclusões/Considerações finais

Paciente ganhou alta hospitalar com encaminhado para o hospital de referencia em oncologia para iniciar o tratamento com quimioterapia. Imuohistoquímica evidencia infiltração por neoplasia linfoide B de pequena células. Sugestiva de Tricoleucemia Hairy Cell Leukerria. Tem presença de grande carga tumoral e escassa reserva hematopoiética. Anexina +, TAP +, CD20+, CD3-. Foi iniciado protocolo de tratamento em quimioterapia com Cladribina em B1 com plano de 7 dias, associado a hemogramas diários para acompanhamento. Deve-se acompanhar a evolução da imuno-histoquímica para avaliar a resposta medicamentosa, havendo a possibilidade de persistência da doença mesmo após o tratamento. Caso persista muito sintomático tem como alternativa a esplenectomia associada ao tratamento base.

Palavras-chave

tricoleucemia; leucemia; leucemia linfoide

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil

Autores

Guilherme Kriger, Anna Carolina Campos de Azevedo, Luiza Martins Baroni, Dalila Rodrigues, Paola dos Santos, Tais Rodrigues Gasparini