15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

NECRÓLISE EPIDÉRMICA TÓXICA: RELATO DE CASO DE UMA JOVEM PACIENTE

Introdução/Fundamentos

A Necrólise Epidérmica Tóxica (NET) é uma condição grave que acomete pele e mucosas. Geralmente decorre da hipersensibilidade ao uso de fármacos, como alopurinol e sulfassalazina. A sua lesão é de evolução rápida e assemelha-se a uma queimadura, em placas ou máculas eritematosas em tronco e face, podendo evoluir para necrose do tecido e óbito do paciente.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com diagnóstico de NET realizado no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC).

Caso

Paciente feminina, 16 anos, procura atendimento no dia 09/03 por disfonia, odinofagia e linfonodomegalia dolorosa submandibular a esquerda, com início há dois dias. Diagnosticada com faringite viral, realizou hemograma, que mostrou leucopenia, sendo encaminhada a um hematologista, com o qual consultou em 12/03 já com novos sintomas - hiperemia conjuntival e edema de lábios. Foi diagnosticada com conjuntivite bacteriana. No dia seguinte, houve piora da hiperemia conjuntival e do edema labial e surgimento de máculas e pápulas eritematosas na face. Paciente procurou novamente atendimento e foi tratada como quadro alérgico. No dia 14/03, paciente evoluiu com dispneia, taquicardia e disseminação das lesões para o tronco. Foi levada ao HPSC, onde fez uso de hidrocortisona. No dia 16/03, já com bolhas em face associadas a lesões aftoides na mucosa oral e vaginal e na língua, além de taquicardia, dispneia, febre de 39°C e disseminação craniocaudal das lesões, foi admitida no HPSC, chegando em regular estado geral. Ao exame físico, foram descritas lesões crostosas sero-hemáticas confluentes em placas em face, além de máculas e pápulas com evolução crânio-caudal e sinal de Nikolsky positivo. Realizou exames laboratoriais, que mostraram leve anemia normocítica e presença de bastões, recebendo o diagnóstico de NET devido ao uso de Sulfassalazina (iniciada em janeiro/2019 devido a diagnóstico de retocolite ulcerativa). Recebeu analgesia, hidratação, prednisona e pipetazo por suspeita de infecção secundária e foi avaliada pela equipe de oftalmologia. No mesmo dia, foi transferida para o Hospital Universitário de Canoas, onde completou tratamento. Foram prescritos colírio com antibiótico para hidratação e prevenção de infecção secundária e pomada mupirocina para orifícios. Paciente recebeu alta médica.

Conclusões/Considerações finais

A NET é uma emergência frequente e grave pelo seu potencial de levar o paciente a óbito, devendo ser diagnosticada precocemente, reduzindo os riscos de um mau prognóstico.

Palavras-chave

Necrólise epidérmica tóxica, emergência, dermatologia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Luterana do Brasil - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Marina Andrade Biehl, Júlia Grub Becker, Bruna Tomasi Moser, Nikollas Wendling Balen, Otávio Moller, Marcelo Bottin