15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Aspecto Epidemiológico da Tuberculose Pulmonar nas regiões brasileiras

Fundamentação/Introdução

Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como Bacilo de Koch. A doença apresenta um longo período de latência entre a infecção inicial e os aparecimentos clínicos da doença. Se o tratamento for administrado corretamente, ela é curável em praticamente 100% dos casos. A TB é uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que, em 2016, houve 10,4 milhões de novos casos de tuberculose, e que, no mesmo ano, a tuberculose causou a morte de 1,3 milhões de indivíduos não infectados pelo HIV e de 374.000 indivíduos infectados pelo HIV. No mesmo ano, a TB foi uma das 10 principais causas de morte no mundo.

Objetivos

Objetivos: Verificar e avaliar as variáveis epidemiológicas acerca da tuberculose no Brasil num período de 10 anos, a fim de traçar um perfil epidemiológico.

Delineamento e Métodos

Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal que abrange o período de 2008 a 2018. Os dados epidemiológicos a respeito de tuberculose pulmonar na faixa etária de 0 a 80 anos ou mais no Brasil foram obtidos a partir do Sistema de Informações Hospitalares do SUS-SIH/SUS. Foi utilizado o CID-10 de Tuberculose pulmonar no período de Jan/2008 até Dez/2018.

Resultados

Resultados: Quando analisamos as regiões do brasil com o número de AIH aprovadas, observou-se que o centro-oeste tem um número expressivo de quando comparado com os outros estados. Na região sudeste, tivemos em 2009 para 2010 um aumento de 100%. Notou-se o pico de incidência na idade de 20 a 29 anos, que foi diminuindo conforme a idade aumentou. Durante a análise do sexo visualizamos uma incidência significativamente maior o sexo feminino do que no sexo masculino (52.777.610 nos homens contra 74.619.610 nas mulheres).

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A tuberculose pulmonar possui uma incidência ampla que atinge todas as idades, tendo 2 picos de impacto, na infância(0-9 anos) e na vida adulta (20-29 anos), faixas etárias as quais definem o futuro produtivo da população brasileira. Apesar de a região sul e sudeste possuírem mais desenvolvimento em saúde e prevenção, a região centro-oeste destaca-se com a maior incidência da tuberculose pulmonar.

Palavras-chave

Tuberculose Pulmonar. Epidemiologia. SUS.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Ingá - Paraná - Brasil

Autores

Gustavo Martini Perini, Rafael Zonin Rosendo, Isis Ribeiro Colmiran, João Pedro Simi Marson