15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

O ENSINO DO SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA CRIANÇAS DE 8 A 13 ANOS: EXPERIÊNCIA DO PROJETO GOLFINHO DO CBMAL

Introdução/Fundamentos

As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no mundo, sendo a maioria devido a paradas cardíacas. A American Heart Association (AHA) estima que 70% dos colapsos súbitos ocorrem em lares e 90% resultam em morte. O despreparo da população para lidar com situações de emergência é fator determinante para o aumento de óbitos prematuros, daí surgem a necessidade de campanhas relacionadas ao ensino de suporte básico de vida.

Objetivos

Promover ação educativa sobre práticas de Suporte Básico de Vida (SBV) e prevenção de acidentes entre 7,000 escolares de 8 a 13 anos, através do Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

Caso

Apresentação lúdica das manobras de ressuscitação cardiopulmonar e desengasgo para infantes, seguida de práticas em manequins de baixo custo (tórax e bonecas-bebê). Foram simuladas situações de perigo e prevenção de acidentes domésticos. A atividade foi conduzida por acadêmicos do curso de Medicina, sob a supervisão de um representante da Organização Não Governamental Criança Segura. Capacitação das crianças para identificação de situações que necessitam de atenção imediata, como nos casos de colapso súbito e engasgo, tanto no adulto quanto no infante, evidenciada pelo engajamento do grupo durante todo o decorrer da atividade. Houve também o despertar para a necessidade de acionamento de socorro qualificado através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e/ou do CBM

Conclusões/Considerações finais

A experiência do Projeto Golfinho reforça a necessidade de ensino das práticas de SBV no currículo escolar para a formação de cidadãos capacitados a reconhecer situações de emergência, acionar ajuda qualificada e efetuar os primeiros socorros adequados, e assim aumentar as chances de sobrevida das vítimas. É necessário que esse aprendizado aconteça desde a infância, para que possam se familiarizar com as técnicas corretas a serem realizadas, e se tornem multiplicadores desse conhecimento para a comunidade.

Palavras-chave

Capacitação; Criança; Suporte.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil, Universidade Federal De Alagoas - Alagoas - Brasil

Autores

Múcio Lins Cavalcanti, Daniela Souza Carvalho, Elisa Esteves Rossini, Amanda Nogueira Calfa, Cláudio Fernando Rodrigues Soriano