15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

O DESAFIO DO ESTUDANTE DE MEDICINA NA ERA DOS SUPERDIAGNÓSTICOS

Fundamentação/Introdução

A crise na prática médica contemporânea está lançada. As escolas médicas, a ciência, os médicos recém-formados e também os com muitos anos de estrada prática se veem frente a uma nova forma de praticar medicina: com tecnologia. A medicina do passado era embasada na valorização da prática clínica e do conhecimento absoluto do médico.
No século XX, já com o advento de alguma tecnologia, novas drogas e procedimentos começaram a fazer parte do arsenal cada vez mais rápido. Nesse século, a medicina vive a revolução provocada pelos sofisticados meios diagnósticos por imagem e pela forma de avaliar real time os processos fisiológicos nos pacientes geraram grandes mudanças na forma de exercer uma das profissões mais tradicionais.

Objetivos

Realizar estudo de revisão da literatura sobre o aumento das opções de tratamento existentes e a velocidade de mudança das novas técnicas de diagnóstico em contrapartida ao método de ensino atual dos cursos de medicina.

Delineamento e Métodos

Para elaboração dessa revisão de literatura foi realizado um levantamento da literatura científica em artigos disponíveis nas bases de dados Lilacs, PubMed e Scielo. Além de consulta aos bancos de dados do IBGE para identificação do avanço do uso de tecnologias na saúde.

Resultados

Os números anuais de procedimentos aliados a tecnologia aumentaram enormemente. Se isolarmos o dado do uso de Tomografia Computadorizada (TC) para avaliação e diagnósticos no SUS, apresentou um aumento de 221,5% entre os anos de 2008 e 2011.
A taxa de crescimento de novos tratamentos para o câncer, por exemplo, cresce a uma taxa de 25% ao ano, sendo que grande parte se concentra em subtipos de tratamentos já existentes.
Em contrapartida, a duração dos cursos de Medicina no Brasil obteve sua última atualização de carga horária em 1940, ficando com 4 anos de teoria e 2 anos de estágios supervisionados.

Conclusões/Considerações finais

Muitas alternativas pedagógicas e assistenciais têm sido sugeridas para enfrentar a crise, sendo algumas como Medicina Baseada em Evidência, integração do ciclo básico com o profissionalizante, inserção de tecnologias e novos métodos de ensino aprendizagem.
A superação da crise requer a utilização de todo o arsenal técnico-científico disponível, mas nem toda tecnologia empregada é capaz de tornar um médico mais humano e acolhedor às demandas dos pacientes; caso não ocorra uma mudança na forma de prática de medicina, ter o diagnóstico exato, o nome e sobrenome da doença não servirá para nada se o paciente se negar a realizar o tratamento.

Palavras-chave

medicine student, medicine graduation, tool diagnostic

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - Rio Grande do Sul - Brasil, UNIVERSIDADE FRANCISCANA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

PEDRO HENRIQUE ONGARATTO BARAZZETTI, Lucas Thomé Cavalheiro, Paulo Henrique Pacheco Dario, NICOLE REINISCH, Daniel Ongaratto Barazzetti