15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

CARDIOTOXICIDADE POR INTOXICAÇÃO INTENCIONAL COM ANTIDEPRESSIVO TRICÍCLICO, UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Os antidepressivos tricíclicos configuram-se como causa frequente de intoxicação intencional, situação clínica potencialmente grave, caracterizada por manifestações neurológicas e cardiovasculares.

Objetivos

Relatar um caso que destaca a cardiotoxicidade em intoxicação fatal por antidepressivo tricíclico.

Caso

MGS, feminina, 67 anos, 60 kg, trazida pelo SAMU em glasgow 3 por tentativa de suicídio, há 2 horas (h), com ingesta de 37,5mg/kg de Nortriptilina (dose tóxica: 2,5mg/kg). Admitida com vômitos, realizado lavagem gástrica, carvão ativado e intubação orotraqueal sem sequência rápida. Apresentava-se com pressão arterial (PA) 60x40mmHg mesmo após hidratação e noradrenalina (nora) de 0,1 mcg/kg/h, menção de QRS alargado em eletrocardiograma, realizado bolus (1mg/kg) de bicarbonato de sódio (NaHCO3) 8,4%. Após 3h da ingesta evoluiu com taquicardia ventricular (TV) sem pulso, procedido cardioversão elétrica durante transporte para UTI e ajustado nora para 0,5 mcg/kg/h, mantendo PA em 100x50mmHg. Paciente persistiu com instabilidade, intercalando ritmo sinusal e ventricular, tratados com NaHCO3 e sulfato de magnésio, infusão contínua de lidocaína e de nora a 0,5mcg/Kg/min, com melhora da PA para 140x70mmHg. Após 12h da ingesta apresentou instabilidade hemodinâmica, TV não sustentada e crises convulsivas. Foi ampliada dose de nora e iniciado fenitoína, contudo, a melhora das convulsões só ocorreu após substituição dessa por fenobarbital. Paciente persistiu com TV não sustentada apesar da infusão contínua de lidocaína e NaHCO3 (manteve pH 7,5). Cerca de 24h após ingesta apresentou TV sustentada e torsades de pointes, não revertido com cardioversão elétrica. Foi submetida a nova dose de NaHCO3, sulfato de magnésio e ajuste da nora para 0,8 mcg/kg/h, com normalização do ritmo e da hemodinâmica, contudo manteve QT longo. Com 36h após intoxicação, apresentou bloqueio atrioventricular total com choque refratário, parada cardiorrespiratória e óbito.

Conclusões/Considerações finais

A cardiotoxicidade dos tricíclicos é multifatorial: por inibição dos canais rápidos de sódio e depressão da membrana miocárdica, bloqueio alfa adrenérgico periférico, efeitos anticolinérgicos e inibição da recaptação de catecolaminas, sendo a bradicardia indicativo de mal prognóstico. Tais dados justificam o amplo espectro de manifestações dos casos de intoxicação como o descrito e destacam a importância do reconhecimento da gravidade, repercussões e potencial letalidade dos tricíclicos.

Palavras-chave

antidepressivo tricíclico; intoxicação intencional; nortriptilina; cardiotoxicidade.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Maísa Maria Spagnol Trento, Bruna Souza Marques, Jardel Jacinto, Adriana Mello Barotto