15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico e manejo da hipertensão arterial secundária: Paraganglioma cervical - relato de caso.

Introdução/Fundamentos

Dentre as causas de hipertensão arterial secundária o paraganglioma é uma delas. Neste relato será apresentado um caso de paraganglioma cervical, abordando seu diagnóstico e seguimento.

Objetivos

Demonstrar um caso raro de paraganglioma cervical: diagnóstico e seguimento; Ressaltar a importância da suspeição e investigação da hipertensão arterial secundária.

Caso

R.S.P, 49 anos, conta que na última gestação, há 11 anos, apresentava crises hipertensivas com múltiplas idas à emergência, acompanhada de parestesia hemifacial direita, vertigem e sincope. Após parto, paciente manteve quadro de picos pressóricos, e realizou investigação que mostrou aumento de catecolaminas e presença de tumor em região cervical. Na história familiar encontramos um filho (entre cinco) em tratamento recente da mesma patologia. Ao exame físico atual: PA (120mmHgx80mmHg), ausculta cardíaca sem alterações. Acometimento do 5º, 7º, 8º pares cranianos. A direita: paralisia hemifacial, acusia neurossensorial, e déficit do tato epicrítico. Exames complementares no diagnóstico: metanefrinas urinárias (13.123ug/24h, VR < 1000). Catecolaminas urinárias (dopamina: 6.195 ug/24h, VR < 500). RMN de crânio e pescoço detectou uma lesão volumosa expansiva à direita do osso petroso, envolvendo forame jugular e cisternas do ângulo ponte-cerebelar. A paciente foi submetida a duas intervenções cirúrgicas seguido de radioterapia para o controle da doença.

Conclusões/Considerações finais

A suspeição e o diagnóstico dessa patologia necessita ser feito, e de maneira precoce, o que impacta diretamente na morbimortalidade. O profissional de saúde deve ficar atento a algumas situações: paroxismos hiperadrenérgicos (sudorese, palpitação, tremor, cefaleia), hipertensão resistente, síndrome familiar preexistente, história familiar de morta súbita sugestiva de Feo/Paraganglioma, incidentalomas adrenais, hipertensão em menores de 20 anos de idade e cardiomiopatia dilatada idiopática. A pesquisa genética se torna um fator importante para rastreio de pacientes com historia familiar prévia.

Palavras-chave

Paraganglioma de cabeça e pescoço; Hipertensão Secundária; Hipersecreção de catecolaminas

Área

Clínica Médica

Autores

Julia Gabriela Zapelini, Felipe De Marco Bernardes, Amely Pereira Silva Balthazar