15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose extrapulmonar em paciente imunocompetente

Introdução/Fundamentos

A tuberculose (TB) é uma das infecções mais frequentes no mundo, estima-se que um terço da população mundial esteja contaminada pelo Mycobacterium tuberculosis, agente etiológico da TB. No Brasil a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da TB. Sua apresentação clínica é dividida em forma pulmonar e extrapulmonar. Sendo que apenas aproximadamente 20% dos casos TB em populações não infectadas pelo HIV são extrapulmonar. Devido a poucos casos de TB extrapulmonar relatados na literatura em pacientes HIV negativos este presente relato de caso se faz relevante no cenário atual.

Objetivos

Este trabalho têm como objetivo descrever um caso de TB extrapulmonar em paciente imunocompetente.

Caso

Paciente 20 anos, tabagista, apresentou um quadro de perda ponderal de 48 kg em 6 meses, que se associou à rouquidão e a disfagia para sólidos. Apresentava nódulos em região cervical e submandibular. Para inicio de investigação foi realizada uma endoscopia digestiva alta que visualizou em região da orofaringe, porção posterior do palato mole e também na laringofaringe próximo as cordas vocais uma lesão vegetante de contornos irregulares, friável ao aparelho com áres recorbertas por fibrinas, tendo como hipótese diagnóstica neoplasia de laringe. Ao ser solicitado TC para prosseguimento do caso, foi evidenciado lesão escavada de 6,3 cm em ápice pulmonar direito, abrindo então a hipótese diagnóstica de Tuberculose. Foi então colhido material BAAR e feito biopsia da lesão de orofaringe. Após resultados confirmando a hipótese diagnóstica, foi notificado à central de tuberculose e foi iniciado o tratamento com esquema RIPE. Em quatro dias o paciente evoluiu com melhora da disfagia e rouquidão. O paciente teve alta hospitalar, e foi encaminhado para acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

A relação da TB extrapulmonar com pacientes HIV positivo, é bastante lembrado pela literatura, ao passo que poucos casos em pacientes HIV negativos são comentados e observados no dia a dia médico. O não conhecimento médico acerca da possibilidade diagnóstica em paciente imunocompetentes pode atrasar o tratamento de uma doença possível de cura.

Palavras-chave

Tuberculose; Extrapulmonar; Imunocompetentes; HIV; TABAGISMO.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Maternidade São José - Espírito Santo - Brasil

Autores

Illa Flores Fagundes, CAROLINA De Souza Assis, Millena Bragança De Mello, Kênia Schultz, Maria Dalva Souza Trindade e Silva , Danielle Perini