15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Manejo de puérpera com queixa de puérpera no pronto atendimento

Introdução/Fundamentos

O período pós-parto, também denominado puerpério, é um período caracterizado por alterações fisiológicas e afecções patológicas que podem acometer suas pacientes. A maior predisposição à formação de trombos e insuficiências cardíacas puerperais são algumas das situações que podem desencadear sintomatologias inespecíficas potencialmente graves e fatais.

Objetivos

Objetiva-se, a partir do relato deste caso, a construção de uma análise crítica e a elaboração de estratégias sistematizadas de avaliação de puérperas que procuram o pronto atendimento com queixa de dispneia, tendo em vista seus possíveis fatores etiológicos dessa sintomatologia e sua correta instituição terapêutica.

Caso

Puérpera, de 29 anos de idade, previamente hígida, procurou o Pronto Atendimento, 9 dias pós-parto vaginal, com queixa de falta de ar que se iniciara no dia anterior, em caráter progressivo. Ao exame físico, foi observada taquidispneia, dessaturação e taquicardia. A radiografia de tórax demonstrou uma cardiomegalia de grau 1 para 2, com presença de infiltrado bilateral difuso, angiotomografia de tórax sem alterações significativas e a ecocardiografia transtorácica demonstrou uma fração de ejeção (FE) de 34,8%. Não foram observadas causas prováveis prévias para FE reduzida, tendo sido repetido o exame 17 dias depois com aumento da FE para 43,4%, com total remissão da sintomatologia apresentada após a internação.

Conclusões/Considerações finais

O ambiente de pronto atendimento é o local em que o profissional deve exercer de forma ágil e competente suas habilidades para correta identificação etiológica e instituição de abordagem terapêutica adequada; devendo ser capaz, ainda, de compreender todas as particularidades possivelmente relacionadas ao período puerperal. Faz-se importante a instituição de estratégias de manejo sólidas e consistentes, através da associação correta e eficaz entre dados clínicos provenientes do relato da paciente, achados ao significativos ao exame físico e a associação com exames adicionais para a realização do cuidado de maneira ágil e eficaz.

Palavras-chave

Puerpério; Dispneia; Pronto-Atendimento; Manejo; Urgência.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Uberaba - Minas Gerais - Brasil

Autores

Ezio De Martino Neto, George Lucas Ferreira de Castro, Sarah Moura Cintra, Luciano Eliziário Borges Júnior, Sérgio Corrêa Prata