15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Paciente Imigrante Venezuelana com Politraumatismo, evoluindo com Síndrome de Fournier em região perineal no Hospital da Fronteira Amazônica Brasileira.

Introdução/Fundamentos

A atual situação da Venezuela tem sido reconhecida como uma crise humanitária e grande parte dessa população está sendo redirecionada para atendimentos em hospitais da capital do estado de Roraima, Boa Vista.
O trauma é uma das causas de maior mortalidade atualmente, sendo no Brasil, a quinta maior. Já a Síndrome de Fournier (SF) é caracterizada como uma infecção bacteriana que acomete tecidos subcutâneos e fáscias, resultando em necrose rápida da região. Geralmente, acomete pacientes adultos com comorbidades associadas dentre estes estados debilitantes (desnutrição e sepse) e traumas.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente venezuelana vítima de acidente automobilístico, politraumatizada, com lesão renal, coluna lombar e avulsão do cóccix, a qual evoluiu para um quadro de necrose associada a infecção bacteriana, caracterizando Síndrome de Fournier.

Caso

R.C.G.B, paciente do sexo feminino, natural e procedente da Venezuela, 32 anos, previamente hígida, vítima de atropelamento, foi levada ao hospital de referência em Roraima, pelo SAMU com colar cervical. Foram solicitados exames imaginológicos que indicaram múltiplas fraturas de processos espinhosos e transversos de coluna lombo-sacra, avulsão do cóccix e fratura cervical. Paciente evoluiu com necrose em região perineal. Foi admitida no hospital e solicitado cirurgia.
Dois dias após o acidente, apresentava lesão perineal extensa com sinais infecciosos/necrose, foi submetida à Laparotomia, Colostomia e desbridamento da lesão. Evoluiu com infecção da lesão, drenando grande quantidade de secreção purulenta e fétida. Foi encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva usando Meropeném e Vancomicina. Evoluiu com instabilidade hemodinâmica e necessidade de Ventilação Mecânica Invasiva (VMI). Com a cultura bacteriana, o antibiótico foi substituido por Tazocin.
No dia seguinte, paciente evoluiu com rabdomiólise e foco de infecção crescente, realizou desbridamento amplo de região dorsal e glútea. Com indicação de curativo de Sulfadiazina de prata e compressas.
Evolução: Foi encaminhada para o isolamento e se encontra em estado grave, sedada, intubada, instável hemodinamicamente, em uso de noradrenalina, com diurese presente.

Conclusões/Considerações finais

O caso de Síndrome de Fournier ainda não apresentou um desfecho até o momento atual. A realização do desbridamento e a cultura bacteriana de amplo espectro foram essenciais para uma evolução significativa da paciente que ainda se encontra isolada recebendo os devidos tratamentos.

Palavras-chave

Politrauma, Síndrome de Fournier, imigrante.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual de Roraima - Roraima - Brasil

Autores

Mariana Souza Oliveira, Milena Ellen Mineiro Torres, Ayrton Almeida Silva, Ramyres Carolaynne Sousa Lopes Silva, Thiago César Reis Pereira, Ana Karolyni Sanches Lima