15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Prevalência e perfil de resistência antimicrobiana de microorganismos isolados em hemoculturas de pacientes no Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP)

Fundamentação/Introdução

As hemoculturas representam um dos exames laboratoriais mais solicitados no dia a dia da clínica médica, sendo considerado o teste padrão-ouro para o diagnóstico de infecção de corrente sanguínea, de cateter venoso e bacteremia. Este método permite a identificação do agente etiológico com instituição de antibioticoterapia específica e guiada pelo antibiograma, proporcionando assim, otimização do tratamento, redução dos casos de resistência bacterina, o tempo de internação e os coeficientes de morbimortalidade.

Objetivos

Determinar a prevalência dos principais microorganismos patogênicos e avaliar o perfil de sensibilidade e resistência antimicrobiana dos microorganismos isolados do sangue de pacientes internados no HMASP.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo transversal, retrospectivo e analítico no banco de dados do HMASP observando os resultados positivos de hemoculturas realizadas em pacientes hospitalizados, no período de Janeiro de 2018 à a Junho de 2019. Dos microorganismos isolados, foram avaliados a prevalência e o perfil de resistência aos antimicrobianos.

Resultados

Foram coletadas 608 amostras de hemoculturas, as quais 471 (77,5%) apresentaram-se negativas, e 137 (22,5%) foram positivas para algum patógeno. Das hemoculturas positivas, 57 (59,4%) foram isoladas de pacientes do sexo feminino e 39 (40,6%) do sexo masculino. Em relação ao setor de internação, o mais acometido foi a enfermaria, com ocorrência de 77 (56%) amostras positivas. Os microorganismos do grupo das bactérias gram positivas apresentaram maior resistência aos seguintes antimicrobianos: penicilina cristalina, eritromicina e clindamicina. As bactérias gram negativas apresentaram maior resistência aos antimicrobianos: ciprofloxacino, piperacilina-tazobactam e meropenem. Das 18 espécies bacterianas isoladas, a Staphylococcus spp coagulase negativa foi a mais prevalente (33,5%), seguida por Staphylococcus aureus (18%), Klebsiella pneumoniae (6,5%) e Pseudomonas aeruginosa (6,5%).

Conclusões/Considerações finais

Este estudo promoveu o conhecimento do perfil de sensibilidade e resistência dos microorganismos analisados através de hemoculturas, assim como sua prevalência em pacientes hospitalizados no HMASP, permitindo, a partir disto, melhor gerenciamento antimicrobiano nesta instituição.

Palavras-chave

Hemocultura, Resistência antimicrobiana, Bacteremia, Infecção de corrente sanguínea

Área

Clínica Médica

Instituições

hospital militar da área de são paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Caroline Valerio Spozati, Luisa Gouveia Alves Moraes, Jessica Carolinne Damasceno e Silva, Antonio Carlos Lopes, Ricardo Luis Vita Nunes, Maria Letícia Fernandes Oliveira Nascimento