15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO E ATITUDE DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO
No âmbito médico e social, este estudo possibilitou a identificação de informações sobre o conhecimento de pessoas com Diabetes Mellitus (DM) sobre as principais causas, formas de controle e tratamento da mesma, a fim de obter uma melhor análise integradora e visualizar possíveis ações de promoção à saúde, que preencham as lacunas necessárias à melhor compreensão sobre a enfermidade e sua adesão ao tratamento pelos portadores.

Objetivos

OBJETIVOS
Caracterizar os usuários com diabetes mellitus tipo 2, segundo variáveis sociodemográficas e clínicas, e analisar os escores de conhecimento e atitude em relação à doença, utilizando o questionário DKN-A.

Delineamento e Métodos

MÉTODOS
Trata-se de um estudo quantitativo observacional transversal, com amostra constituída por 50 usuários com diabetes mellitus tipo 2, cadastrados no Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos – Hiperdia e atendidos por duas Equipes da Estratégia de Saúde da Família, alocados em uma Unidade de Saúde localizado em um município da região Noroeste do Estado do Paraná, entre os meses de janeiro a dezembro de 2017. Para a obtenção dos dados, foram utilizados dois questionários. O primeiro abordou as questões sociodemográficas e o segundo refere-se ao Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A). Os dados obtidos foram analisados estatisticamente.

Resultados

RESULTADOS
No DKN-A, escore acima de 8 pontos indica conhecimento satisfatório sobre a doença. Nossa pesquisa evidenciou que 68% obtiveram escore menor que oito pontos, indicando conhecimento insatisfatório sobre o assunto, incluindo características clínicas e controle da mesma. Além disso, identificou-se manifestações de complicações e elevada presença de comorbidades entre os usuários.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES
Através de nosso estudo, percebemos que há déficits de conhecimento entre os diabéticos sobre a própria doença, fato que pode contribuir para um tratamento falho, gerador de complicações futuras. Assim, ressaltamos a importância da realização de ações de promoção à saúde que visem também o aprendizado dos pacientes, contribuindo com a capacidade dos indivíduos de tomada de decisões sobre a própria saúde.

Palavras-chave

PALAVRAS-CHAVE: Atenção Primária à Saúde, Diabetes mellitus, Fatores Socioeconômicos, Conhecimento.

Área

Clínica Médica

Instituições

Unicesumar - Paraná - Brasil

Autores

Flávia Zandonadi Santos de Carvalho, Mayara Maria de Jesus Rozante, Márcia Glaciela da Cruz Scardoelli