15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome pulmão-rim e a importância de seus diagnósticos diferenciais: relato de caso

Introdução/Fundamentos

A hemorragia pulmonar e glomerulonefrite associadas podem estar presentes em várias doenças. Esse quadro é conhecido como síndrome pulmão-rim e foi descrita pela primeira vez em 1919 por Goodpasture. A Síndrome de Goodpasture (SG) é reservada apenas para os casos de hemorragia pulmonar associada a glomerulonefrite, e atualmente a denominação fica reservada aos casos que a lesão é induzida por anticorpos antimembrana basal glomerular. A glomerulonefrite rapidamente progressiva (GNRP) inclui doenças renais com diferentes etiologias, patogenias e manifestações clinicas. Outros exemplos de doenças renais associadas a doenças pulmonares são a Granulomatose de Wegener, Lúpus eritematoso sistêmico, leptospirose, glomerulonefrites associados a hemorragias pulmonares de outras etiologias como embolia e infecção.

Objetivos

Relatar caso da síndrome pulmão-rim, ressaltando os diagnósticos diferenciais e a importância de um diagnóstico precoce.

Caso

AB, sexo masculino, 56 anos, admitido com quadro de dispneia e hemoptise. Ao exame físico, evidenciou taquidispneia, palidez cutâneo-mucosa e presença de crepitações em bases pulmonar. Exames laboratoriais demonstraram leucocitose, proteína c reativa elevada e função renal normal. Raio x de tórax evidenciou infiltrado alveolar difuso. Tomografia computadorizada de tórax mostrou extensas opacidades em “vidro fosco” acometendo difusamente os pulmões. Paciente evoluiu no segundo dia com hematúria maciça, proteinúria e queda importante da função renal. Solicitado biopsia renal para diagnóstico definitivo, porem estava indisponível no serviço. Paciente evoluiu com óbito nos dias seguintes, após piora da função renal e hepática.

Conclusões/Considerações finais

A evolução clínica das lesões pulmonares e renais são variáveis. Os pacientes com proteinúria, queda da função renal e glomerulonefritica crescêntica desenvolvem insuficiência renal irreversível. A biópsia renal é essencial e permite a confirmação diagnóstica. Portanto a instituição precoce do tratamento com imunossupressores e a melhoria da dialise tem contribuído para um curso clinico mais favorável nos últimos anos. Devido evolução rápida do quadro e falta de recursos no serviço não foi possível fazer o diagnóstico definitivo. GNRP associada a uma síndrome hemorrágica pulmonar é uma doença grave com possibilidade de evolução fulminante, por isso é necessário um rápido diagnóstico e uma intervenção precoce para garantir um melhor prognóstico para o paciente.

Palavras-chave

Síndrome pulmão-rim, glomerulonefrite, hemorragia pulmonar

Área

Clínica Médica

Autores

Bruna Alves Nunes, Nicolle de Oliveira Galvao Chadud Leite, Rogerio Spagnol, Carolina Limongi de Oliveira, Markus Vinicius Reis Barbosa Menezes