15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Insuficiência Renal Crônica (IRC) secundária à progressão de leiomiomatose em paciente pós-menopausada em um hospital terciário na Amazônia Brasileira: um relato de caso.

Introdução/Fundamentos

A doença renal crônica (DRC) é definida por perda progressiva e irreversível da função renal e por taxa de filtração glomerular menor que 30ml/min por mais de 3 meses. Pode ser causada por comorbidades como diabetes, hipertensão, ou obstrução do trato urinário secundária à neoplasias benignas, como leiomioma uterino.

Objetivos

relatar um caso de Insuficiência Renal Crônica (IRC) secundária à progressão de leiomiomatose em paciente pós-menopausada em um hospital terciário na Amazônia Brasileira.

Caso

Trata-se do relato de um único caso, obtido através da revisão de prontuários físicos, eletrônicos, e exame físico da paciente. M.D.P.S.C.B, 63 anos, deu entrada em maio/19 com quadro de oligúria, petequias, equimose, sendo constatado leiomioma uterino, associado a hidronefrose por efeito compressivo. Diagnosticada com IRC, recorreu à hemodiálise de emergência. Após alta hospitalar, retornou após 1 mês (jun/19) com quadro persistente de oligúria, petéquias, equimose, insuficiência cardíaca descompensada, e defeito qualitativo de plaquetas. Ao exame físico de admissão: regular estado geral, petéquias e equimoses difusas, edema de membro inferior (+/4), com exame respiratório, cardíaco e abdominal sem alterações relevantes. Na realização de exames complementares observou-se leucocitose (19.660), neutrofilia (87.000), plaquetopenia (9.000), uremia 243, e creatinina (6,41). Realizado posterior USG de abdome total, observou-se litíase vesicular, litíase renal direita, hidronefrose grau II em rim direito e grau III em rim esquerdo, além de evidência de sinais de cistite. Atualmente aguarda mielograma para investigação de plaquetopenia.

Conclusões/Considerações finais

diante o relato exposto, os dados corroboram com IRC secundário leiomioma obstrutivo do trato genitourinário, caso que reforça a importância do diagnostico diferencial em menopausadas com diagnóstico prévio de leiomioma, visando melhorar a estabilização e prognóstico perante a insuficiência renal crônica.

Palavras-chave

diálise; insuficiência renal; leiomioma

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto - Amazonas - Brasil, Universidade do Estado do Amazonas - Uea - Amazonas - Brasil

Autores

Jamell Cristina Malta Ohev Zion, Hildegard Loren Rebouças Santos, VIctor Hugo Rodrigues Bandeira, Renata Maravieski Pareja, Ítala Ariane Damasceno Silva, Miguel Ângelo Peixoto de Lima