15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

HOSPITALIZAÇÃO E MORTALIDADE POR FEBRE REUMÁTICA AGUDA NO NORDESTE: ANÁLISE DE DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A Febre Reumática Aguda (FRA) é temida, sobretudo, pelo risco potencial de comprometimento cardiovascular. Existe uma reconhecida associação com pobreza e aglomeração humana, problemas ainda comuns em regiões do Nordeste do Brasil.

Objetivos

OBJETIVO: analisar o perfil de internações hospitalares por FRA no período de janeiro de 2014 a novembro de 2018, na Região Nordeste.

Delineamento e Métodos

MÉTODOS: Trata-se de um estudo ecológico, cuja fonte de dados foi o Sistema de Morbidade Hospitalar do SUS (SIH-SUS). Foram analisados os dados sobre o número de internações e de óbitos por FRA (Lista de Morbidades do CID-10, capítulo IX: doenças do sistema circulatório) na Região Nordeste entre o período de janeiro de 2014 a novembro de 2018.

Resultados

RESULTADOS: Foram registradas 4.843 internações por FRA no período analisado (média de 969/ano), sendo 2245 homens (46,4%) e 2598 mulheres (53,6%). O número de internações foi maior na faixa etária de 10 a 14 anos com 646 casos. O estado com a maior média de internações foi Pernambuco (45 casos/1.000.000hab) e os estados Piauí e Sergipe apresentaram a menor média (5 casos/1.000.000hab). O Nordeste apresentou a maior proporção de internações no Brasil (36,4%). Houve um decréscimo no número de internações no período avaliado, com 1.399 em 2014 e 789 casos em 2018 (queda de 43,6%). A região também registrou o maior número de óbitos (115) com a maior parte deles em Pernambuco (60) e a menor parte nos estados Piauí e Sergipe (4).

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: Apesar do declínio do número de hospitalizações por FRA, possivelmente justificado pela melhoria das condições sociais e assistenciais em saúde, o Nordeste permanece como a região com maior número de casos no país. Dentre os estados nordestinos, Pernambuco é líder no número de casos e de óbitos.

Palavras-chave

Epidemiologia; Febre reumática

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia - Brasil

Autores

Ray Joaquim Bezerra Costa, Ivana Almeida da Silva, Jannine Rios Santos Serra, Paloma França de Oliveira, Ricardo Gassmann Figueiredo, Edval Gomes dos Santos Junior