15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DAS DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM DE ELETROCARDIOGRAMA (ECG) ENTRE OS ESTUDANTES DE MEDICINA

Fundamentação/Introdução

O eletrocardiograma (ECG) é um instrumento de grande aplicabilidade no diagnóstico de diversas doenças cardiovasculares, além de ser um exame de baixo custo, não invasivo e de fácil realização. Sua correta interpretação é de fundamental importância para muitos diagnósticos na clínica médica.

Objetivos

O “Workshop: Desmistificando o ECG” foi desenvolvido através da IFMSA Brazil Comitê Local PUCPR, nos dias 20/03/2019 e 21/03/2019 com o objetivo de utilizar diferentes estilos de aprendizagem para aprimorar o conhecimento dos estudantes de Medicina de Curitiba-PR sobre a análise e realização do Eletrocardiograma que um médico generalista necessita conhecer.

Delineamento e Métodos

Neste sentido, atuamos com acadêmicos de Medicina de diversos períodos da faculdade, intervindo através de diferentes métodos de ensino seguidos da aplicação de questionários para graduarmos o aprendizado dos alunos em cada uma das metodologias, seguindo assim como um estudo qualitativo observacional. Antes do evento, os participantes responderam a um questionário com a finalidade de mensurar o nível de conhecimento prévio. Posteriormente, seguiram-se as atividades teóricas através de palestras e espaços para sanar dúvidas. Ao final dessa etapa tradicional, os participantes responderam ao questionário. No segundo dia, os alunos puderam pôr em prática todo o conhecimento adquirido nas aulas teóricas através de metodologias ativas em que realizaram exercícios com monitores e fizeram o exame no eletrocardiógrafo, e, por fim, o questionário foi aplicado novamente.

Resultados

Percebeu-se que o ensino não é um processo linear, mas sim um desenvolvimento gradual, colaborativo e um processo social. No método tradicional, os alunos participaram passivamente do processo de aprendizagem, sendo o docente protagonista da educação. Na metodologia ativa, o estudante foi o personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizagem.

Conclusões/Considerações finais

Essa importante experiência foi especialmente relevante pela forma diferenciada de ensinar e aprender. A partir do feedback dos participantes, observou-se que a metodologia de ensino combinada; teórico-prática; foi positiva para o aprimoramento do conhecimento dos estudantes de Medicina em relação ao eletrocardiograma.

Palavras-chave

Aprendizagem, Educação Médica, Eletrocardiografia, Estudantes de Medicina, Metodologia.

Área

Clínica Médica

Autores

Raisa Natalia Dotto, Amanda Wilceki, Natália De Oliveira Rêgo Freire, Juliana Pauli