15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SARCOMA DE KAPOSI ASSOCIADO À AIDS - RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

O sarcoma de Kaposi (SK) é uma doença sistêmica de variável grau de malignidade. Sua etiologia não é claramente explicada e a evolução clínica é extremamente variável. Quando associado à AIDS, o SK manifesta-se de forma mais agressiva.

Objetivos

Relatar um caso de paciente diagnosticado com SK, salientando suas características clínicas.

Caso

Paciente masculino, 22 anos, natural de Porto Alegre/RS, procedente de Imbé/RS, procurou a emergência no dia 21/05/2019 com queixa de lesão na cavidade oral, desde março de 2019, com crescimento progressivo e evolução com outros sintomas, como disfagia e disfonia grave.
Apresentou perda ponderal de cerca de 20Kg entre novembro e dezembro de 2017 e relatou queixas constantes de fraqueza, dor abdominal, inapetência e febre nesse período, com posterior recuperação do peso e melhora espontânea dos demais sintomas.
No início de 2019, relatou perda ponderal, odinofagia, febre sem padrão específico, sudorese noturna e tosse não produtiva. Procurou atendimento em UBS, em abril de 2019, onde foi diagnosticado como HIV positivo e iniciou terapia antirretroviral com Tenofovir, Lamivudina e Dolutegravir.
Em 07/05/2019 notou o surgimento de múltiplos nódulos pelo corpo, inicialmente em membros superiores, seguido de região genital e tronco. Observou, também, edema de pés em 20/05/2019.
Ao exame físico, apresentava regular estado geral, lúcido, orientado e comunicativo, mucosas hipocoradas, caquético, Frequência Cardíaca de 110 bpm, afebril e com Pressão Arterial de 100x70 mmHg. Auscultas cardíaca e pulmomar normais. Nas extremidades foram observados palidez generalizada e nódulos no subcutâneo (escalpo, faces e região cervical). Na oroscopia, foi verificada a presença de lesão de aspecto vegetante na língua e palato mole e placas brancas na cavidade oral.
O paciente foi internado com diagnóstico de Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida, causado pela infecção por HIV e provável SK.
Em 23/05/2019, paciente evolui para uma Parada Cardiorrespiratória (PCR), em atividade elétrica sem pulso e com retorno à circulação espontânea após 6 minutos. Foi realizada manobra de reanimação cardiopulmonar com sucesso. Encaminhado para UTI central, sem esclarecimento sobre a causa do ocorrido.

Conclusões/Considerações finais

O tratamento contra a infecção pelo HIV é fundamental no controle e prevenção de doenças associadas ao quadro. No caso relatado, a ausência de tratamento proporcionou a progressão da doença para AIDS e SK associado.

Palavras-chave

Sarcoma de Kaposi, infecção pelo HIV, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Área

Clínica Médica

Instituições

UFCSPA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Julia Bertoni Adames, Jéssica Karine Hartmann, Thathiane Vieira Franco Ribeiro, Rafaela Mafaciolli