15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

O ESTUDO DA IMAGINOLOGIA NA GRADUAÇÃO MÉDICA INSERIDA NO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): RELATO DE EXPERIÊNCIA

Fundamentação/Introdução

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based Learning (PBL) é um tipo de metodologia ativa que vem sendo empregada em diversas faculdades de medicina pelo país. Esse modelo pedagógico aguça o raciocínio clínico do aluno já no início do curso, estimulando o mesmo a desenvolver habilidades técnicas, cognitivas e atitudinais frente aos diversos desafios propostos durante a graduação e à futura carreira médica.

Objetivos

Pretende-se relatar a experiência vivida por um grupo de alunas do Centro Universitário Tiradentes, as quais estão inseridas na metodologia PBL e imersas no estudo da imaginologia desde o primeiro período.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de experiência obtido através da vivência acadêmica de estudantes do curso de medicina do décimo período no Centro Universitário Tiradentes em Alagoas, o qual adota o PBL como metodologia e possui o ensino da imaginologia inserido na grade curricular desde o primeiro semestre.

Resultados

Ao longo de cinco anos, percebeu-se que a imaginologia contribuiu com aprendizagem de disciplinas como anatomia, histologia, semiologia clínica e essa interdisciplinaridade facilitou a construção de um raciocínio clínico, permitindo correlacionar dados de diferentes áreas, além de uma visão ampla sobre o processo patológico, a qual contribui não só com um diagnóstico correto, mas também com a precisão terapêutica. Além disso, compreendeu-se a importância do estudo das imagens e como solicitar corretamente os exames complementares, evitando submeter o paciente a procedimentos desnecessários, ou até mesmo onerar os sistemas de saúde público e privado.

Conclusões/Considerações finais

Baseando-se nas observações expostas e na experiência vivida, pode-se inferir que o acadêmico de medicina que está cursando a graduação na metodologia ativa citada, tem uma compreensão abrangente da imaginologia em decorrência do estudo gradual e
transdisciplinar da mesma. Assim, proporciona-se uma formação na qual o aluno estará preparado para entender não só sobre a formação das imagens, mas também quando deve ser solicitado e sua correta interpretação dentro do contexto clínico do paciente.

Palavras-chave

METODOLOGIAS ATIVAS, IMAGINOLOGIA, MEDICINA

Área

Clínica Médica

Autores

KAROLYNE SANNY BARROS ARAUJO, Any Caroline da Silva Alves , Dhayse Santos Freitas, Elivia Carneiro Muniz , Eduarda Cavalcante Santana, Isabel Palha Bulcão Teixeira Pereira