15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A espiritualidade como fator de saúde mental e seu suporte no processo de cura

Fundamentação/Introdução

A espiritualidade pode ser definida como uma propensão humana a buscar significado para a vida através de uma conexão com algo maior que si mesmo e que independe da religião formal, uma vez que aumenta a resiliência diante das adversidades da vida e agrega instrumentos emocionais necessários para o processo de enfrentamento dos problemas cotidianos. A espiritualidade é fator indicativo de melhor saúde mental, sendo fundamental reconhecer sua relevância no processo de cura, no qual os pacientes que possuem essa prática conseguem melhor evolução no decorrer da doença.

Objetivos

Elucidar quanto ao respeito à espiritualidade do paciente na abordagem clínica, o uso como instrumento terapêutico, a predição de melhor saúde mental e a consequente melhoria da evolução clínica dentro da patologia.

Delineamento e Métodos

A metodologia utilizada foi o relato de experiência por meio de consultas ambulatoriais de cinco acadêmicos de medicina, que atualmente se encontram no terceiro ano da graduação.

Resultados

A saúde mental do paciente reflete diretamente na evolução do seu quadro clínico, sendo que a espiritualidade pode ser usada como suporte na terapêutica e na determinação dos desfechos de diversas doenças. A atitude do profissional de saúde perante a crença manifestada favorece a relação médico-paciente criando um elo de confiança que amplia a eficácia do tratamento. Observa-se ainda nas atividades da formação médica, que os pacientes com crenças espirituais fortalecidas apresentam maior resiliência diante do processo de adoecimento devido a saúde mental e emocional fortalecida. A observância da integralidade do indivíduo em sua composição física, psíquica, social e espiritual mostra-se necessária para a manutenção de sua saúde mental e ampliação dos benefícios do tratamento.

Conclusões/Considerações finais

A observância da integralidade do indivíduo em sua composição física, psíquica, social e espiritual mostra-se necessária para a manutenção de sua saúde mental e ampliação dos benefícios do tratamento. Dessa forma, pode-se concluir que a presença de práticas espirituais colabora para o fortalecimento emocional do paciente, contribuindo para um melhor prognóstico.

Palavras-chave

Espiritualidade; Cura; Prognóstico.

Área

Clínica Médica

Autores

Bruna Vallim Leocadio, Ana Luiza Santi Sant’Ana, Heitor Pesca Barbieri, José Ernesto Malta Mantovani, Luiza Degasperi Diniz