15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PREVENÇÃO DA MORTE CARDÍACA SÚBITA EM ATLETAS

Fundamentação/Introdução

A atividade física é um importante fator da prevenção de doenças e promoção de saúde, melhorando a da qualidade de vida do indivíduo. Contudo, diferentes alterações estruturais e não estruturais do corpo humano, quando associados ao exercício vigoroso, podem ser responsáveis por parada cardíaca no atleta. A recém divulgada “Atualização da Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício as Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte – 2019”, considera que a principal forma de prevenção de mortes súbitas em atletas é a avaliação pré-participação. Considerando esse contexto de constante evolução na prática médica, tem-se a seguinte pergunta de pesquisa: Qual a conduta médica para prevenir a morte cardíaca súbita em atletas?

Objetivos

Reunir e integrar informações para conhecer a avaliação cardiológica para a prática segura de atividade física de atletas.

Delineamento e Métodos

Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura integrativa. Foram utilizadas as bases de dados MEDLINE e LILACS pelos descritores “morte cardíaca súbita”, “atletas” e “prevenção” com o booleano “AND”. A busca foi feita para artigos entre 2012 e 2019 nos idiomas inglês, português e espanhol.

Resultados

Foram selecionados 9 artigos condizentes com a pergunta de pesquisa. Um dos artigos destaca que a fibrilação ventricular é a principal causa de parada cardiorrespiratória em atletas. Nesta revisão, todos os artigos concordam que a identificação precoce alterações cardíacas que podem ser fatais futuramente é a melhor forma de prevenção de morte súbita em atletas. Logo, reforçam a importância da avaliação pré-participação com anamnese e exame físico detalhados, além da realização do eletrocardiograma de repouso de 12 derivações, para identificar precocemente alterações cardiovasculares.

Conclusões/Considerações finais

A prevenção de morte cardíaca súbita em atletas pode ser feita através da avaliação pré-participação. Baseando-se a avaliação em uma anamnese detalhada, exame físico e eletrocardiograma de repouso de 12 derivações, podem ser identificados fatores de risco e alterações cardíacas precocemente e direcionar os cuidados específicos para cada atleta e o seu acompanhamento.Tendo em vista que a morte prematura de jovens durante a prática de exercícios físicos acontece, é preciso que os profissionais da saúde estejam preparados para a avaliação prévia e a estimulem, garantindo o acompanhamento integral desses. Assim, acreditamos que se possa garantir saúde e prática de atividades físicas com qualidade.

Palavras-chave

Morte súbita cardíaca; prevenção; atletas.

Área

Clínica Médica

Autores

ELOISA GABRIELA LINKE, Tiago Calvis Siebert