15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Fatores de Risco para a Falência da Técnica em Pacientes Anúricos em Diálise Peritoneal

Fundamentação/Introdução

Pacientes anúricos necessitam da implementação de uma terapia renal substitutiva (TRS), e dentre elas a diálise peritoneal (DP) é a mais comumente utilizada como forma terapêutica para conservação artificial das funções homeostáticas e metabólicas do rim não mais funcional. Apesar da sua eficácia e apresentar menores índices de infecção, existem fatores e variáveis que influenciam na sua falha técnica, e identifica-los é de grande valia para a classe médica evitar o insucesso terapêutico e auxiliar no aprimoramento da qualidade de vida dos pacientes.

Objetivos

Definir fatores determinantes de falha da DP, analisando variáveis que participam de forma significativa na evolução do tratamento.

Delineamento e Métodos

Este foi um estudo observacional, de coorte, prospectivo e multicêntrico utilizando a base de dados da BRAZPD II. Foram estudados, no período de dezembro de 2004 a janeiro de 2011, um total de 7007 pacientes adultos maiores de 18 anos, em DP por no mínimo 3 meses e incidentes de 122 centros nacionais. Os fatores de risco para falha da técnica(FT) foram analisados utilizando a regressão de Cox com ajuste para fatores de confusão e os resultados expressos também com curva de sobrevida. Falência da técnica foi definida como transferência definitiva para hemodiálise. O risco competitivo também foi avaliado como FT em outro modelo estatístico. Na análise multivariada foram inclusas todas as variáveis com p< 0,10 no modelo univariado. Óbitos foram considerados como risco competitivo ou como censura na análise de Cox e pacientes que permaneceram vivos ao final do estudo foram censurados. As análises foram realizadas com programa STATA 14.

Resultados

Foi realizada a análise univariada e foram encontrados como potenciais fatores de risco: raça branca (p=0,005), hemodiálise prévia (p=0,001), idade> 65 anos (p=0,000), e experiência do centro (p=0,000). Na análise multivariada permaneceram como fatores de risco independentes nos dois modelos: hemodiálise prévia e experiência do centro. Idade > 65 anos foi um fator de risco independente somente na análise do risco competitivo.

Conclusões/Considerações finais

A raça, hemodiálise prévia, idade, e experiência do centro se demonstraram como variáveis que modificam a falha da técnica em DP.

Palavras-chave

diálise peritoneal; doença; insuficiência renal crônica

Área

Clínica Médica

Autores

Izabelly Paitax Budnik, Isabella Vieira de Souza, Natália Marcondes Ribas, Loren Lis Arruda Siqueira , Thiago Proença de Moraes