15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Takotsubo após intoxicação exógena por medicamentos: Relato de caso

Introdução/Fundamentos

A Síndrome de Takotsubo (ST) é caracterizada, tradicionalmente, por disfunção transitória de ventrículo esquerdo (VE) com acinesia apical e hipercinesia basal, alterações clínicas-laboratoriais de eletrocardiograma (ECG) e marcadores cardíacos que mimetizam o infarto agudo do miocárdio (IAM). De etiologia pouco compreendida, acomete principalmente mulheres pós-menopausa, associa-se a estresse emocional ou físico e seu diagnóstico confirmatório exige ventriculografia e estudo coronariano.

Objetivos

Relatar um caso de ST em paciente feminina após tentativa de suicídio por intoxicação medicamentosa.

Caso

Mulher, 54, hipertensa, tabagista (135 anos/maço), com depressão maior, foi levada ao hospital de origem por familiares por crise convulsiva após overdose aguda (amitriptilina, losartana, hidroclorotiazida e formoterol) na tentativa de suicídio. Evidenciou-se supradesnivelamento de segmento ST no ECG e elevação de marcadores cardíacos na admissão (creatinoquinase: 419 U/L e fração MB: 31 ng/ml). Dois dias após admissão, apresentou nova crise tônico-clônica, controlada por medicação, e foi transferida para serviço especializado para investigação. Em investigação neurológica, paciente apresentavase confusa e desorientada, com TC de crânio sem alterações e Eletroencefalograma sugestivo de encefalopatia difusa. Mostrou-se, ao exame cardiológico, normalização de segmento ST com troponina T de 0,201µg/L. Ao estudo hemodinâmico, a cineangiocoronariografia visualizou coronárias sem ateromatose (isentas de lesões obstrutivas), excluindo hipótese de IAM, e a ecocardiografia apontou acinesia médio apical com redução importante de fração de ejeção de VE (FEVE) - 28%. Medidas de suporte foram realizadas durante todo período de internação, apresentando progressiva melhora clínica com alta hospitalar e acompanhamento ambulatorial em psiquiatria, neurologia e cardiologia. Após 34 dias, um segundo ecocardiograma ambulatorial resultou em FEVE 65%.

Conclusões/Considerações finais

O caso retrata evolução típica da doença de Takotsubo após gatilho de extremo estresse representado por tentativa de suicídio. O diagnóstico é ratificado pela evidência de disfunção ventricular transitória, com ausência de discinesia e normalização de função global após período médio de 3 semanas. Visto que 1-2% de todos os casos suspeitos de IAM, de fato são ST, possuindo abordagens terapêuticas distintas, diagnósticos errôneos podem indicar uso inadvertido de fibrinolíticos.

Palavras-chave

Síndrome de Takotsubo; Síndrome Coronariana Aguda; Ideação suicida; Cardiomiopatia de estresse; Discinesia médio-apical.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

André Azeredo Garcia de Figueiredo, Heitor Contato Poliseli, Hermeto Macário Amin Paschoalick, Camilla Rocha Raniero, Jardel Gomes Alvarenga