15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO EM MÉDICOS DOCENTES DE UM CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: a Síndrome de Burnout (SB) é uma doença relacionada ao trabalho e caracteriza-se pela análise fatorial de três principais dimensões: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional. Estudos mostram alta prevalência de SB em médicos, uma vez que enfrentam níveis elevados de estresse desde o início de sua trajetória profissional, o que tem importante impacto em sua saúde física, psicológica e emocional.

Objetivos

Objetivos: avaliar a prevalência da SB em médicos docentes de um curso de Medicina de uma universidade do interior do Rio Grande do Sul.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: estudo transversal através de um questionário (formulário Google Docs) composto por 22 questões objetivas, baseado na versão em português do Maslach Burnout Inventory, para análise da prevalência da SB em médicos docentes do curso de Medicina. Apresenta escala do tipo Likert variando de 1 a 7 (1 - nunca, 2 - algumas vezes por ano, 3 - uma vez por mês, 4 - algumas vezes por mês, 5 - uma vez por semana, 6 - algumas vezes por semana e 7 - todos os dias). A pontuação em cada uma das três dimensões da SB foi obtida através da soma aritmética das respostas aos itens correspondentes a cada uma delas. Valores acima de 26 e 9 caracterizam alto nível de exaustão emocional e despersonalização, respectivamente, e, abaixo de 33 indicam baixa realização profissional. Se no mínimo uma das dimensões apresentar essas alterações, tem-se o diagnóstico de SB.

Resultados

Resultados: 23 médicos docentes responderam ao questionário. Desses, 13 (56,5%) apresentaram alto nível de exaustão emocional, respondendo a perguntas como “Meu trabalho deixa-me exausto”. Da mesma forma, 13 (56,5%) evidenciaram despersonalização quando indagados, por exemplo, se “Tenho me tornado mais insensível com as pessoas”. Quando questionado se “Sinto-me estimulado (a) depois de trabalhar em contato com as pessoas”, dentre as outras afirmativas que qualificam essa dimensão, apenas 1 pessoa (0,043%) apresentou baixa realização profissional. A amostra apresentou 16 profissionais com diagnóstico positivo, sendo a prevalência de SB de 69,5%.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais: o questionário aplicado aos médicos docentes do curso de Medicina revelou uma alta prevalência da SB, assemelhando-se a outros estudos encontrados na literatura. Ademais, constatou-se que, apesar do alto índice de exaustão emocional e despersonalização, o grau de realização profissional ainda se manteve elevado.

Palavras-chave

Esgotamento psicológico; despersonalização; docentes de medicina.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Carolina Czegelski Duarte, Bibiana Ferraz Martins, Mariana Gonçalves Kehl , Bruna Beck Nunes , Angélica Brugnera Benvegnú