Dados do Trabalho
Título
Peças sintéticas ou orgânicas: vantagens e desvantagens quanto à didática e ensino
Fundamentação/Introdução
O estudo da anatomia humana é amplo, detalhado e exige uma visualização direta dos discentes das estruturas anatômicas. O estudante e o professor dispõem de peças orgânicas, material vivo, e peças sintéticas, as peças orgânicas aproximam o estudante da realidade anatômica, mas pecam em detalhes que acabam se perdendo devido à deterioração do tempo, já as peças sintéticas não apresentam a mesma textura do tecido vivo, porém, permitem a visualização de detalhes e estruturas de difícil conservação.
Objetivos
Mostrar as diferenças entre os dois materiais de ensino, analisar suas peculiaridades quanto ao ensino-aprendizado do aluno e a facilidade do professor em transmitir e identificar as estruturas anatômicas.
Delineamento e Métodos
A metodologia utilizada foi o relato de experiência de 5 acadêmicos de medicina que frequentam a linha de estudo. Todos eles encontram-se no 3º ano da graduação.
Resultados
As aulas de anatomia são ministradas no centro anatômico de forma prática, os professores mostram aos alunos as estruturas que podem ser visualizadas em uma peça e a partir disso permitem o estudo individual dos mesmos. Porém, existem alguns sistemas corporais como neurologia em que algumas estruturas são extremamente pequenas e de rápida deterioração, impedindo o aluno de uma assimilação efetiva. Ao contrário do sistema musculoesquelético, que é ricamente visualizado com detalhes e texturas nas peças orgânicas, mostrando desde o sentido das fibras à consistência do tecido muscular e inserção no corpo, o que simplifica o estudo da peça. A peça anatômica, independente de qual seja, é uma ferramenta de ensino e aprendizado valiosa e devemos conhecer suas vantagens e desvantagens para que saibamos usá-las a nosso favor, de modo a melhorar a construção do conhecimento e a visualização das estruturas. Cada sistema corporal apresenta diferentes dificuldades para seu estudo.
Conclusões/Considerações finais
Devemos conhecer e usar a tecnologia a nosso favor, estudando as estruturas precariamente observadas em cadáver in vivo, mas não abandonando a aproximação com o real que uma estrutura orgânica pode oferecer ao acadêmico em seus estudos práticos na graduação e na carreira profissional.
Palavras-chave
Anatomia, Aprendizagem, Ensino.
Área
Clínica Médica
Autores
Bruna Vallim Leocádio, Gabriella Agrizzi Milanesi, Heitor Pesca Barbieri, Lais Fachetti Pesca, Luiza Degasperi Diniz