15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Formação Humanística de Acadêmicos de Medicina: Uma experiência de responsabilidade social através da Missão Universitária

Fundamentação/Introdução

Introdução: A Missão Universitária Ir. Henri Vergès, organizada pela Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) há mais de 10 anos, promove o encontro entre o conhecimento técnico adquirido pelos acadêmicos com as necessidades das populações em vulnerabilidade social, permitindo a partilha do conhecimento além dos muros da universidade. A edição de 2018 aconteceu na Lapa, Paraná, entre os dias 08 e 14 de Julho e contou com a participação de estudantes de variados cursos.

Objetivos

Objetivos: Relatar o desenvolvimento de competências e habilidades preconizadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Medicina, tais como comunicação, trabalho em equipe e interprofissional, liderança e tomada de decisões, permitindo aos estudantes de medicina, que participaram da Missão Universitária, uma formação humanística com responsabilidade social e pela defesa da cidadania.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Relato de experiência baseado na imersão vivenciada na Missão Universitária Irmão Henri Vergès.

Resultados

Resultados: A semana de imersão permite aos missionários experienciar realidades socioculturais muito distintas das suas próprias. Esses se hospedam em casas de famílias voluntárias e interagem com populações que vivem em vulnerabilidade social por meio de oficinas, as quais foram organizadas pelos próprios estudantes e tinham por objetivo trabalhar com as necessidades específicas daquela comunidade. No centro de juventudes, um espaço de convivência que oferece atividades extracurriculares, conversamos com os jovens sobre planejamento de sonhos e carreiras profissionais, orientando os quanto a formas de ingressar em universidades pelo auxílio de medidas inclusivas. Já no educandário, as crianças participaram de dinâmicas sobre como identificar situações de abusos sexuais e procurar por ajuda, além de atividades lúdicas. Na comunidade remanescente quilombola do Feixo, as oficinas foram pautadas na promoção integral da saúde, abordaram cuidados com a higiene e orientações sobre hipertensão.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A experiência vivenciada durante a missão possibilitou um entendimento amplo sobre diversos elementos da formação médica e proporcionou uma maior consciência da necessidade do engajamento social, sobretudo na assistência da população em vulnerabilidade.

Palavras-chave

Currículo, Medicina, Estudantes, Formação Humana, Engajamento

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) - Paraná - Brasil

Autores

Caio Sousa Cortes, Elizabeth Mary Miotto Rei, Juliana Pauli, Laura Piccoli Silva Granero, Natália de Oliveira Rêgo Freire