15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TEXT NECK SYNDROME: ANÁLISE DOS ASPECTOS CLÍNICOS E FISIOPATOLÓGICOS DA DOENÇA

Fundamentação/Introdução

O termo “Text Neck” é utilizado para definir uma síndrome desencadeada pelo esforço repetitivo ou sobrecarga da coluna cervical relacionada à flexão do pescoço por períodos prolongados. Além do sintoma álgico, espasmos e contratura muscular na região cervical e parte superior do tronco são comuns, sendo que, nos casos em que não ocorre intervenção, há evolução para hipercifose torácica acompanhada da acentuação da lordose cervical, aumento do risco de compressão discal, herniação, lesão muscular e nervosa. Nos últimos anos, devido à popularização do uso de dispositivos eletrônicos por períodos cada vez mais longos, a ocorrência da “Síndrome do Pescoço de Texto” se tornou cada vez mais frequente e preocupante. Logo, esse trabalho faz-se necessário para agregar conhecimento para um correto diagnóstico e manejo dessa patologia de crescente prevalência.

Objetivos

Realizar uma revisão de literatura sobre a “Síndrome do Pescoço de Texto”, analisando os principais aspectos clínicos e fisiopatológicos da doença.

Delineamento e Métodos

O presente estudo consiste em uma revisão de literatura realizada através de consulta em bases de dados SciELO, LILACS e MEDLINE. Foram pesquisados artigos publicados nos últimos dez anos a partir do uso dos seguintes descritores: Cervicalgia, Text Neck Syndrome e Alteração postural.

Resultados

Há uma crescente correlação de indivíduos em uso frequente de smartphones e notebooks com o aumento da procura por atendimento médico devido à cervicalgias e dores na região superior dos ombros. A tração exercida pelo peso da cabeça provoca uma tensão indevida nas vértebras inferiores do pescoço, contribuindo para doenças discais degenerativas. Da mesma forma, essa postura faz com que os músculos dorsais superiores se esforcem continuamente para contrabalançar a força da gravidade na cabeça anteriorizada. O tempo de uso do smartphone se mostrou correlacionado com a incapacidade funcional e com a intensidade da dor no pescoço, além da flexibilidade e a deformidade postural do paciente. Assim, o simples fato de digitar mensagens com uma biomecânica inadequada pode propiciar de um quadro clínico que, uma vez cronificado, pode evoluir com grande prejuízo funcional.

Conclusões/Considerações finais

A ampliação do tempo dispendido em flexão do pescoço, favorece o desenvolvimento de distúrbios osteomusculares na região cervical. Nesse sentido, mediante esse novo padrão postural adotado, verifica-se que a “Text Neck Syndrome”, pode, num futuro próximo, sobrepor outras queixas frequentemente abordadas, como as lombalgias.

Palavras-chave

Cervicalgia; Alteração Postural; Text Neck Syndrome.

Área

Clínica Médica

Autores

Thainy Corrêa Beluco, Rafael Pereira de Amorim, João Pedro Gomes, Gracielle Fernanda dos Reis Silva, Silvio Tavares Neto, Jonatha Cajado Menezes