15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Miocardiopatia Periparto como causa rara de IC: Relato de Caso

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos: A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome clínica gerada pela incapacidade do coração em bombear sangue de forma a atender as demandas metabólicas dos tecidos, podendo ser causada por alterações estruturais ou funcionais do coração. Essa síndrome é caracterizada por sinais e sintomas que refletem a redução do débito cardíaco e/ou as elevadas pressões de enchimento. A miocardiopatia periparto é uma das diversas etiologias de Insuficiência Cardíaca. Ela é uma síndrome rara, de etiologia indefinida, caracterizada por fração de ejeção reduzida, presente em mulheres entre o último mês de gestação e o quinto mês do puerpério que não tenham história prévia de cardiopatias.

Objetivos

Objetivos: Relatar um caso de miocardiopatia periparto em um serviço de Urgência e Emergência e ressaltar essa doença como uma possível causa de Insuficiência Cardíaca.

Caso

Delineamento/Métodos: Paciente feminino, 30 anos, G4P4A0, puérpera no 20º dia pós-parto normal, tabagista, previamente hígida, chega ao Pronto-Socorro (PS) do hospital encaminhada de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por suspeita de tromboembolismo pulmonar (TEP). Familiar relata que na mesma manhã paciente iniciou com quadro de dispneia, tosse e mialgia, tendo evoluído nas horas seguintes com palidez e rebaixamento do nível de consciência, momento em que procuraram serviço da UPA e foi necessária intubação orotraqueal. No PS foram realizadas angiotomografia de tórax de urgência que não mostrou alterações compatíveis com TEP e tomografia de crânio sem alterações. O ecocardiograma apresentou Ventrículo Esquerdo (VE) com aumento moderado, átrio esquerdo com leve aumento de volume, hipertrofia excêntrica de VE, Hipocinesia difusa de VE (mais acentuada em paredes antero-septal e ínfero-septal), fração ejeção estimada de 28%, diâmetro sistólico final 52 mm, fração de encurtamento de 13,3%, refluxo mitral moderado e tricúspide discreto.
Resultados: A paciente foi diagnosticada com miocardiopatia periparto e encaminhada para o serviço de referência do município, no qual apresentou boa evolução clínica e foi liberada de alta 7 dias depois.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais: A miocardiopatia periparto ainda é pouco lembrada como causa de IC, mas é fundamental considerá-la em mulheres previamente hígidas e no período periparto. Além disso, essa patologia é uma importante causa de morbidade e mortalidade materna, por isso é crucial o diagnóstico precoce para realização de um tratamento otimizado.

Palavras-chave

Palavras-chaves: miocardiopatia periparto; insuficiência cardíaca; gravidez; ecocardiograma

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Municipal Padre Germano Lauck - Paraná - Brasil, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Paraná - Brasil

Autores

Eduardo Cordeiro de Oliveira, Sancha Caroline Cavalcante Espínola Mangueira, German Andres Pignolo, Jean Michel Loures Couto, Sarayane Araújo Brandão Maranhão