15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR DOENÇA RELACIONADA AO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA EM SALVADOR - BA, 2008-2018

Fundamentação/Introdução

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é o agente etiológico da AIDS e leva ao acometimento do sistema imunológico através do ataque às células TCD4 +. Suas vias de transmissão são sexual, uso de drogas injetáveis, transfusão sanguínea, via vertical e acidentes com perfurocortantes. A infecção pelo HIV pode resultar em doenças infecciosas/parasitárias, neoplasias malignas, e outras. As internações hospitalares pelo HIV geram grande impacto para os serviços de saúde e na morbimortalidade dos pacientes.

Objetivos

Caracterizar o perfil das internações hospitalares por doença relacionada ao HIV, em Salvador- BA, entre os anos de 2008-2018.

Delineamento e Métodos

Trata-se de estudo ecológico descritivo que utilizou dados do Sistema de Informações Hospitalares acerca das internações por doença relacionada ao HIV no município de Salvador- BA. A extração dos dados foi feita a partir das seguintes variáveis: sexo, raça/cor, faixa etária, estabelecimento e regime (público/privado). Calcularam-se as frequências absolutas e relativas das variáveis.

Resultados

No período foram realizadas 1.012 internações por doença relacionada ao HIV, sendo 2018 o ano de maior notificação (34%). Do total de internações, 44% ocorreram no Instituto Couto Maia, sendo este um hospital especializado em doenças infecciosas, seguido do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, com 19%. Em relação ao regime da internação, apenas 15% tinham este registrado; dos registrados, 90% das internações foram em regime público e 10% em regime privado. A maior parte das internações ocorreu entre 20-54 anos (88%), justificando-se por esta fazer parte da faixa etária reprodutiva. A população negra possui o maior número de internações (79%). De fato, este grupo é marcado por um passado de suscetibilidade econômica e social, que se reflete no acesso aos serviços de saúde; além disso, Salvador possui uma das maiores populações negras do país. Em relação ao sexo, os homens tiveram maior número de notificação (60%) o que pode relacionar-se tanto ao fato das infecções por HIV ocorrerem mais no sexo masculino, como também, a baixa adesão à terapia frequentemente relacionada ao sexo masculino.

Conclusões/Considerações finais

A infecção pelo HIV constitui grave problema de saúde pública. No tocante às internações por doença relacionada ao HIV, chama atenção a população sexualmente reprodutiva, a raça negra e o sexo masculino. Ressalta-se a importância da prevenção e diagnóstico precoce, além do estabelecimento de meios eficazes de adesão à terapia, visando reduzir a morbimortalidade.

Palavras-chave

HIV. Internação Hospitalar. Morbidade.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE DO ESTADO BAHIA - Bahia - Brasil

Autores

ADEILTON CLEISON BORGES DALTRO, ADRIANA GRAÇA COSTA UNFRIED, CARLA SANTOS ALMEIDA, NATAEL ALMEIDA GONÇALVES, POLLIANA ALVES DE OLIVEIRA, ANA GABRIELA ÁLVARES TRAVASSOS