15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

O MÉTODO PBL NA CONTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Fundamentação/Introdução

O método PBL (Problem Based Learning) vem ocupando cada vez mais o espaço acadêmico no Brasil. A metodologia ativa de aprendizado tem como principal argumento o fato que a retenção de informação é mais eficaz quando o próprio aluno escolhe suas bases de dados, para posteriormente explicar e discutir o conteúdo estudado em grupo, sendo o desenvolvimento do raciocínio clínico um tópico primordial no método PBL.

Objetivos

O objetivo desse trabalho é elucidar como o método auxilia na apuração do raciocínio clínico e no desenvolvimento do senso crítico.

Delineamento e Métodos

Esse trabalho é um relato de experiência vivenciado pelos acadêmicos do Centro Universitário do Espírito Santo, no período de 2017 até o primeiro semestre de 2019. A universidade adota o método PBL, contando com tutoriais, seminários e prática clínica desde o primeiro período, mesclado ao método tradicional, com aulas teóricas e práticas.

Resultados

As dúvidas e os questionamentos são ferramentas essenciais para a construção de um bom raciocínio clínico. Essa é uma das características prezadas na formulação dos chamados tutoriais, onde a cada dia os acadêmicos recebem um caso clínico a ser discutido e resolvido com base no módulo vigente. No momento da abertura do tutorial, os estudantes são levados a questionarem o caso sobre diversos aspectos, desde a fisiopatologia da doença até a conduta do médico do problema. Com isso, a análise das entrelinhas e o conhecimento obtido em outros períodos tornam-se fundamental para o aluno perceber e relacionar detalhes que, de outra forma, poderiam passar despercebidos. Após a consulta à literatura, os discentes retornam e debatem toda a teoria envolvida no caso clínico apresentado e relacionam com as hipóteses levantadas na abertura, analisando-as criticamente. Com isso, o estudante faz conexões ao invés de decorar e aprende de que forma deve guiar seu raciocínio diante das mais diversas situações.

Conclusões/Considerações finais

O primeiro contato com o método PBL pode ser desafiador, visto que a maioria dos alunos têm o método tradicional como referência única no primeiro e segundo grau de ensino. Todavia, é um método inovador, baseado nas melhores teorias sobre aprendizado. No curso de medicina, o método possibilita a troca de conhecimentos entre os acadêmicos e a formulação de dúvidas a serem posteriormente investigadas. Dessa forma, o aluno deixa de ser passivo para se tornar autor do seu próprio conhecimento, sendo inspecionado, guiado e moldado pelo professor.

Palavras-chave

Método PBL, raciocínio clínico.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro universitário do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil

Autores

Ana Luiza Santi Sant'Ana, Lúcia Emília de Resende Lara, Luiza Degasperi Diniz, Maria Eduada Sperandio Bonfante, Raone Oliveira Coelho