15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Trombose de Stent por Resistencia a Clopidogrel: Relato de Caso

Introdução/Fundamentos

A dupla antiagregação plaquetária é usada após angioplastia coronária percutânea (PCA), para impedir a trombose de Stents farmacológicos. Todavia, parte desses pacientes, a despeito do uso de aspirina e clopidogrel, não se encontram eficazmente antiagregados, fenômeno conhecido como resistência aos antiagregantes plaquetários. A resistência antiplaquetária pode ser classificada em laboratorial ou clínica. A primeira é definida como a falha do medicamento em inibir a função plaquetária. A segunda é definida como a falha do medicamento em prevenir a ocorrência de trombose de Stent.

Objetivos

Relatar um caso de trombose de Stent, com revisão de literatura.

Caso

Paciente O.F.C., masculino, 55 anos, sem fatores de risco clássicos para doença arterial coronária, internou em 03/04/2019, com infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento de seguimento ST de V1 a V5; após dupla antiagregação plaquetária (AAS 200mg e Ticagrelor 180mg) e Tridil, foi submetido a cineangiocoronariografia que mostrou oclusão, no terço médio, do ramo interventricular anterior da artéria coronária esquerda. Foi imediatamente realizada PCA com implante de Stent farmacológico (tempo porta-balão de 35 minutos) com sucesso. O paciente foi encaminhado para a unidade coronariana, onde teve excelente evolução clinica, em uso de AAS 100mg/dia e Clopidogrel 75mg/dia, até o dia 07/04/2019, quando apresentou reinfarto acometendo as mesmas derivações eletrocardiográficas do infarto prévio; foi imediatamente levado para a sala de hemodinâmica e a cineangiocoronariografia mostrou trombose em toda a extensão do Stent previamente implantado, feito infusão de heparina, recanalização por meio de fio guia e insuflação do Stent com cateter balão, passando o fluxo no interior do Stent para TIMI III. Após o procedimento foi feita a troca do Clopidogrel por Ticagrelor 90mg 2 vezes ao dia, com boa evolução clínica, e o paciente teve alta em 12/04/2019, hemodinamicamente estável, em uso de AAS 100mg/dia e Ticagrelor 90mg 2 vezes ao dia e acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

Excluída a opção de tratamento irregular, devido a monitorização e suporte intrahospitalar a nível de unidade intensiva, a principal hipótese foi a resistência ao Clopidogrel como causa da trombose de Stent, apesar de não investigado trombofilias, e não ter confirmado laboratorialmente a resistência a Clopidogrel com o teste de agregação plaquetária, avaliações estas que serão feitas ambulatorialmente.

Palavras-chave

Trombose; stent; Clopidogrel;

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Policlin - São Paulo - Brasil

Autores

Andreza Chaguri Vellenich, Nicole Lopes Veneziani, Renato de Paula, Vivian Tamy Fujisawa, João Manoel Theotônio dos Santos