15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso Coinfecção Leishmaniose Cutâneo-Mucosa Disseminada e Sarcoma de Kaposi em paciente portador do vírus HIV

Introdução/Fundamentos

A Leishmaniose Disseminada é uma apresentação incomum da Leishmaniose Tegumentar, manifestações sistêmicas secundárias a parasitemia como mal-estar, mialgia, febre e emagrecimento podem estar presentes.

Objetivos

Apresentar a associação clínica de Leishmaniose Cutâneo-Mucosa Disseminada em paciente portador do vírus HIV concomitante ao Sarcoma de Kaposi.

Caso

R.B.S. sexo masculino, 50 anos, apresentou lesões maculopapulares, hipercrômicas arroxeadas, disseminadas em face, tronco e membros superiores com evolução progressiva de dois meses e duas lesões maculares em região de palato. Realizou tratamento para tinea corporis sem sucesso. Anatomopatológico da lesão demonstrou formas amastigotas consistentes com Leishmania sp. Na admissão hospitalar informou ser previamente hígido e além do surgimento das lesões relatou perda ponderal significativa e sudorese noturna. Durante a admissão a pesquisa para HIV foi positiva, diagnóstico desconhecido pelo paciente. Foram realizadas duas novas biópsias em diferentes sítios em momentos diferentes durante a internação. A primeira biópsia confirmou o diagnóstico de LTA disseminada, fazendo uso de Anfotericina B durante nove dias com melhora parcial das lesões. O segundo anatomopatológico demonstrou Neoplasia Vascular Cutânea compatível com Sarcoma de Kaposi, sendo conduzido para seguimento ambulatorial, exames evidenciaram Carga Viral de 349.667 cópias e Contagem de Linfócitos TCD4: 37 cél/mm³. Procurou o serviço de urgência após um mês da alta hospitalar com piora das lesões, febre há dois dias, a dor articular difusa, parestesia em membros superiores e língua, evoluindo com edema periorbitário. Durante a internação apresentou endoscopia digestiva alta sem alterações, colonoscopia com lesões violáceas em reto e cólon descendente, broncoscopia visualizou edema e irregularidade em valécula e epiglote, lesão infiltrativa em aritenoides e lesões sugestivas de Sarcoma de Kaposi em mucosa de parede de brônquio superior direito. Tomografia de Tórax demonstrou opacidades nodulares de distribuição randômica, com derrame pleural bilateral. Paciente evoluiu durante a internação com insuficiência respiratória aguda e parada cardiorrespiratória em AESP que não respondeu a reanimação cardiopulmonar.

Conclusões/Considerações finais

O Sarcoma de Kaposi é uma doença sistêmica de origem no endotélio vascular de grau variável de malignidade e de evolução clínica. Os portadores de HIV possuem um risco aumentado 3640 vezes de adquirir o sarcoma tendendo a ter uma evolução mais grave.

Palavras-chave

Sarcoma de Kaposi, Leishmaniose Tegumentar Difusa, AIDS

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIMONTES - Minas Gerais - Brasil

Autores

Victória Spínola Duarte de Oliveira, Ana Clara Fernandes Marques, Mariana Ribeiro Cavalcante, Gabriela Ornela Oliveira, Maria Carolina da Cunha, Luciano Freitas Fernandes