15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Amiloidose Cardíaca

Introdução/Fundamentos

A amiloidose cardíaca (AC) é uma doença rara que ocorre devido a deposição de substância amilóide entre as fibras cardíacas sendo que as principais manifestações clínicas são distúrbio de condução cardíaca, cardiomiopatia restritiva, baixo débito cardíaco e comprometimentos atriais isolados.

Objetivos

Descrever o caso de um paciente com insuficiência cardíaca e destacar a ressonância cardíaca como importante método diagnóstico.

Caso

J.G.S., 69 anos, previamente hígido, iniciou há 6 meses quadro de dispneia progressiva aos mínimos esforços, com episódios de dispneia paroxística noturna, não associado a edema. Apresentou alguns episódios de lipotímea sem síncope, que ao realizar Holter 24h, evidenciou taquicardia ventricular monomórfica e presença de bloqueio atrioventricular do segundo grau MOBITZ I, culminando em internação hospitalar para investigação do quadro.
Durante internação em hospital particular, foi descartada causa isquêmica como causadora de tais alterações cardíacas através de cinecoronariografia (apenas lesão de 30-40% em terço médio de artéria descendente anterior (DA)), sendo optado por realizar ressonância magnética cardíaca (RNMC). Neste exame, evidenciou-se disfunção sistólica global importante de ventrículo esquerdo, realce tardio com padrão transmural difuso no ventrículo esquerdo (VE) compatível com doença de depósito/amiloidose cardíaca, sendo necessário complementação com cintilografia por pirofosfato. Neste último exame, concluiu-se estudo altamente sugestivo de AC transtirretina (ATTR). Foi ainda realizado eletroneuromiografia de membros inferiores com achados consistentes de polineuropatia sensitivo motora axonal e mielínica, crônica, de acentuada intensidade, compatível com o quadro de amiloidose.
Paciente recebeu alta após concluir investigação da amiloidose, realização de teste genético via swab oral e após implantação de cardioversor/desfibrilador implantável, com intuito de melhorar limitação de atividades básicas e funcionais da vida diária. O seguimento do paciente centro de especialidade em hospital de referência.

Conclusões/Considerações finais

A AC é uma doença de moderada incidência que deve estar entre os diagnósticos diferenciais nas causas de miocardiopatias hipertróficas. O presente relato demonstra a importância da investigação com exames complementares incluindo RNM cardíaca e a Cintilografia por pirofosfato, para se aproximar do diagnostico ou descartá-lo.

Palavras-chave

Insuficiência cardíaca; Síncope; Amiloidose cardíaca; Ressonância cardíaca, ATTR, Cintilografia Pirofosfato

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Médico de Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

Otávio Rizzi Coelho Filho, Paulo Eduardo Barnabe, Isabella Maria Machado Clisnei , Carolina Luiza Ferreira, Antonio Carlos Amaral Carvalho Filho