15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

HIPOPLASIA PULMONAR DO LOBO SUPERIOR DIREITO EM PACIENTE ADULTO

Introdução/Fundamentos

A hipoplasia pulmonar (HP) é um distúrbio raro e associado a elevada morbimortalidade. Frequentemente manifesta-se desde a infância. Assim, os casos com diagnóstico realizado em idade adulta são ainda mais raros.

Objetivos

Relatar caso de paciente feminino com hipoplasia de lobo superior de pulmão direito sem repercussão clínica expressiva e com diagnóstico em idade adulta.

Caso

L.P.B., 59 anos, tosse crônica há 10 meses. Seguimento com Otorrinolaringologista, Gastroenterologista e Alergista, sem melhora significativa. Nega perda de peso ou febre. Refere tratamento anterior para pneumonia. Ainda, história de asma na infância. Como comorbidades, ferropenia, hipotireoidismo, diabetes mellitus tipo II, dislipidemia e fibromialgia com controle adequado de patologias. Ao exame: Paciente em bom estado geral, orientada no tempo e espaço, anictérica, acianótica e afebril. Ausculta pulmonar com murmúrios fisiológicos, com saturação em ar ambiente de 97% e frequência respiratória de 18 irpm. HD: Tosse crônica a/e. Conduta: Solicitado tomografia de tórax sem contraste e videolaringoscopia. Orientado paciente a trazer espirometria realizada anteriormente. Paciente retorna ao ambulatório com resultado de TC de tórax. A mesma evidencia alterações na árvore brônquica do pulmão direito que sugerem alterações displásicas/anomalia do desenvolvimento do lobo superior direito. Sendo, portanto, melhor elucidado com angiotomografia de tórax, o que confirmou o diagnóstico.

Conclusões/Considerações finais

As causas secundárias associadas as malformações congênitas são as principais etiologias da HP, principalmente a hérnia diafragmática de Bochdeleke e as doenças renais. Casos primários como o relatado tem menor prevalência. O quadro clínico inespecífico apresentado neste caso corroborou para o diagnóstico tardio dado que as manifestações são proporcionais à gravidade da HP e das malformações correlatas, as quais não foram apresentadas pela referida paciente. Assim, colocando-a entre a estimativa de 5-10% dos casos de HP. Por fim, o diagnóstico e as manifestações precoces tornam a literatura Pediátrica mais rica em relatos neste assunto do que a da Clínica médica.

Palavras-chave

Hipoplasia Pulmonar em adultos; HP em adultos;

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL REGIONAL DE TAGUATINGA - HRT - Distrito Federal - Brasil

Autores

Sued Santana Mendonça, Anny Guttenberg Martins, Bárbara Silva Alves, Robson Henrique de Oliveira Tanaka, Pedro Henrique Maia Nogueira da Silva, Lucas Madeira Soares