15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE NEUROINFECÇÃO ATÍPICA POR STAPHYLOCOCCUS AUREUS COMUNITÁRIO NO NORTE DO BRASIL

Introdução/Fundamentos

As infecções com acometimento do sistema nervoso central ainda permanecem incomuns, muito embora o aumento da incidência mundial de infecções causadas pelo Staphylococcus aureus possa estar relacionada com maior risco de manifestações graves da doença. Algumas cepas comunitárias do S. aureus, a partir de translocação ribossômica, adquiriram resistência aos macrolídeos, lincosamidas e estreptogamina b (MLSB), tal grupo emerge como um alerta importante às autoridades de controle de infecções.

Objetivos

Relatar e discutir um caso de neuroinfecção com apresentação atípica causado por cepa de Staphylococcus aureus com perfil de resistência à classe dos macrolídeos, lincosamidas e estreptogramina b (MLSB).

Caso

Paciente J.G.P, sexo masculino, 17 anos, procedente da Venezuela, foi admitido em hospital de referência em Roraima, com histórico de febre, cefaleia e alteração importante do nível de consciência de evolução nas últimas 48 horas. Ao exame físico, evoluiu com crise convulsiva focal com retroversão ocular associado a vômitos, sem sinais de irritação meníngea. Com hipótese de meningoencefalite houve a coleta do líquido cefalorraquidiano (LCR) para análise e cultura, hemograma e tomografia computadorizada de crânio, que evidenciava edema cerebral difuso. Foi encaminhado à unidade de cuidados semi-intensivos, onde recebeu antibioticoterapia empírica para tratamento de meningite e cuidados específicos do paciente neurocrítico. Obteve a confirmação, por meio de cultura do LCR, da infecção pelo S. aureus MLSB e progrediu com melhora clínica importante após primeira semana de tratamento. Posteriormente, recebeu alta para co-manejo clínico e neurológico em enfermaria especializada. Hoje, encontra-se ao final do ciclo de antibioticoterapia dirigida, estável e sem nenhum déficit motor ou cognitivo evidente.

Conclusões/Considerações finais

Atualmente, observa-se um aumento significativo na morbidade e mortalidade de pacientes internados, sobretudo em infecções relacionadas com cepas resistentes a alguns antimicrobianos. Portanto, o conhecimento do fenótipo de resistência MLSB fornece valiosa contribuição para medidas de vigilância e controle dessa ameaça à saúde pública mundial.

Palavras-chave

Relato de caso, Neuroinfecção, Staphylococcus aureus, MLSB.

Área

Clínica Médica

Autores

Joana Muñoz Palomino, Ariane Quintanilla Garrido, Evilásio Félix Bié Filho, Mina Nurani Bié