15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Tumor de plexo coroide em lactente: relato de caso

Introdução/Fundamentos

O Tumor de plexo coróide(TPC) é uma neoplasia de sistema nervoso central, tendo as crianças como alvo mais acometido, além de ser doença rara que constitui apenas 0,4%-0,6% dos tumores intracranianos.

Objetivos

Identificar TPC, apensar de poucos sinais específicos iniciais, como diagnóstico diferencial.

Caso

Lactente, 1 ano e 2 meses, masculino. Mãe refere que há 30 dias criança iniciou com quadro de vômitos incoercíveis que não cessaram após tratamento medicamentoso prescrito por pediatra. Paciente evoluiu com perda da habilidade de andar seguida por hemiplegia à direita. Mãe levou novamente o filho ao pediatra que encaminhou a criança ao hospital de referência. Lactente da entrada no pronto atendimento em estado de coma grave com necessidade de intubação orotraqueal. Foram realizados exames de imagem (tomografia e ressonância magnética) que evidenciaram presença de TPC. Após avaliação da neurocirurgia, foi realizada microcirurgia pra tumor cerebral guiada por neuronavegador e auxialdo por aspirador ultrassônico. Paciente segue em cuidados intensivos há 1 semana com boa recuperação.

Conclusões/Considerações finais

A maioria da população atingida por essa doença são menores de 2 anos. Devido às manifestações precoces apresentadas serem inespecíficas, o caso tende a evoluir com sintomas mais instáveis e graves. Seu diagnóstico preciso é essencial em razão do tratamento cirúrgico ser requisitado, dessa forma é imprescindível reconhecer essa patologia como hipótese diagnostica para conduta oportuna.

Palavras-chave

Neoplasias; vômito; hemiplegia

Área

Clínica Médica

Autores

Bruna Scheller Zuccoli, Bruno Ribeiro Zuccoli, Tayná Cristina da Silva, Maiara Pandolfo, Ana Luisa Henning, Gabriela Marcos